julho 31, 2009

Backspacer






Essas são algumas das peças de Tom Tomorrow, Dan Perkins na verdade, que foram alvo de uma caçada on line entre ontem e hoje. Ele ilustra o novo álbum do Pearl Jam, Backspacer, que será lançado no dia 20 de setembro. A caçada, promovida pelo PJ, permitia a quem achasse todas as peças, distribuídas em nove sites, fazer download da música Speed of Sound.
Mas, além de promover o novo álbum, a banda ajudou a divulgar o trabalho de Tom, famoso cartunista que sempre foi ácido com a política retrógada dos Estados Unidos nos últimos anos. Recentemente, Eddie Vedder postou uma carta no site do PJ protestando contra a decisão do Village Voice Media, que tinha os direitos dos cartoons de Tom, de suspender a distribuição de seu trabalho para mais de 20 jornais nos Estados Unidos.
No seu blog, This Modern World, Tom conta como o envolvimento com o novo álbum do PJ mudou sua vida nos últimos seis meses e permitiu que ele participasse de algo novo e afastasse o período de lamentações que pensou que iria enfrentar. São pequenas, ou grandes, coisas que podem mudar a vida de uma pessoa de uma hora para outra. De quebra, ele ainda lançou um livro para crianças, The Very Silly Mayor.
Em tempo, alguém se lembra do backspace nas velhas máquinas de escrever? Era o que te permitia voltar e corrigir tudo.

Your love is a place where I come from
Um pouco de romance, um pouco de ternura, um pouco de melodia de amor rasgada. Essa música do Teenage Fanclub é a primeira relacionada por Nick Hornby, autor que eu adoro, no seu livro 31 canções. E o serviço de correio elegante do blog dedica para uma pessoa especial que ainda não tem a dimensão de tudo que vai levar na sua bagagem.

julho 22, 2009

Pelas cidades

Com um celular na mão e vai saber o que na cabeça...















Shudder to think na trilha de Velvet Goldmine. Escolha a dois.

julho 14, 2009

Virada Russa

Rostos, de Pavel Filónov, por quem me apaixonei na tarde de domingo no Espaço Cultural Banco do Brasil no Rio. De quebra, ainda dá para ver o delírio de Yves Saint Laurent no outro andar. Tudo vale a pena.


Um pouco de P.J.Harvey

julho 08, 2009

Mulheres

Este seria um post de dicas. Mas, de repente, percebi que se tratava também de mulheres. Cada uma à sua maneira e com seus talentos. Então, mudei o rumo e resolvi começar com a Nadine Labaki, a primeira atriz libanesa a dirigir um filme. Caramelo. Quem ainda não viu, vale a pena. Sua comparação mais recorrente é o de uma espécie de Sex and the city que se passa em Beirute. Tem um pouco, talvez. Mas sem contar com o glamour de Nova York, ela retrata a vida de cinco mulheres com um ponto comum que é um salão de beleza. Sensível, engraçado, terno, sensual, simples. De maneiras diferentes, elas buscam o amor, o rejuvenescimento, suas identidades sexuais, suas formas de lidar com a loucura, com a busca da beleza, com o preconceito, com as questões religiosas. Há quem diga que ela apostou nos clichês, mas acho que, de alguma forma, ela conseguiu ultrapassá-los. Não há problemas em começar com um clichê, desde que você não acabe em um, já disse Hitchcock.
Nadine, 35 anos, é deslumbrante. Boa atriz, também é co-autora do roteiro e o dirigiu com emoção. O filme, lançado em 2007, foi premiado em vários festivais e indicado ao Oscar de filme estrangeiro. Ele nasceu do Projeto Residência, do Festival de Cannes, que promove novos artistas. E que, ao que tudo indica, fez bem em apostar em Nadine.

Mais delas
-- Elo e Surama estão em Salvador para um show room de apresentação de seus trabalhos. Enquanto elas não voltam, dá para conferir algumas coisas aqui e aqui.
- Por falar em Salvador, não há como não falar do livro Fábulas Delicadas, da Eliana Mara. É pura emoção com um texto leve e comovente. Você pode saber mais no blog dela aqui.
- Três jovens lindas, jornalistas, decidiram explorar melhor o dom que possuem para a criação. Luna, Gabi e Milena fundaram a Tchau de Miss, especializada em acessórios e bolsas. Vale a pena conferir aqui. O blog delas ainda está em construção.
-- A produtora Cláudia Carvalho acabou de reunir alguns dos vídeos institucionais produzidos por ela em um blog. Estão lá trabalhos feitos para Petrobras, Eleobras, Coppe e outros clientes. Confira aqui.
-- Cláudia, estilista carioca, acabou de fundar a Clo, marca de roupa infantil de 2 a 12 anos que privilegia conforto, design e qualidade. Veja mais aqui.
-- Que tal uma personal gourmet que vai se dedicar em uma semana a elaborar um cardápio do jeito que você gosta e dar todo o treinamento necessário para que ele seja implantado? Esse é o novo projeto da Tiana Lefréve, que se não bastasse todo seu conhecimento gastronômico ainda fez um ano de curso na Escuela de Hosteleria Hofmann, em Barcelona. O email dela é crislefreve@gmail.com.

O jogo dos sete acertos
Conversando com várias amigas, percebemos que há algumas coisas que são essenciais para que uma mulher possa se dedicar ao romance, sexo e cumplicidade com os homens sem a necessidade que eles se tornem seus maridos ou vivam sob o mesmo teto. Ou seja, uma mulher pode viver perfeitamente feliz se tiver:

1) um bom salário
2) um bom gerente de banco
3)uma boa babá ( se ainda tiver filhos pequenos)
4)um bom contador
5)um bom mecânico
6)um bom despachante
7)um ótimo zelador

Essa não é, entretanto, uma cínica ou amarga crítica ao casamento. Com minhas experiências nessa área, até seria hipocrisia se fosse assim. É só uma observação que, no final, até favorece os homens. Afinal, são sete para substituir um. Mas para quem ganha esse jogo, a vida pode ser bem mais prazerosa também, não?

I found a reason
Ela, Cat Power, estará dia 18 no via Funchal. Eu, provavelmente, não poderei ir. Mas para quem pode, é melhor ir atrás dos ingressos logo. Mais do que vale a pena.

julho 03, 2009

360º

Em um palco redondo gigante no estádio do Barcelona, o U2 deu início esta semana à 360º Tour. Aqui, o abre do show, com Angel of Harlem e um trecho de Main in the Mirror, do MJ. O vídeo não é dos melhores, mas gosto do ângulo que mostra bem o Larry. Seria bom ter estado lá, não?