julho 08, 2009

Mulheres

Este seria um post de dicas. Mas, de repente, percebi que se tratava também de mulheres. Cada uma à sua maneira e com seus talentos. Então, mudei o rumo e resolvi começar com a Nadine Labaki, a primeira atriz libanesa a dirigir um filme. Caramelo. Quem ainda não viu, vale a pena. Sua comparação mais recorrente é o de uma espécie de Sex and the city que se passa em Beirute. Tem um pouco, talvez. Mas sem contar com o glamour de Nova York, ela retrata a vida de cinco mulheres com um ponto comum que é um salão de beleza. Sensível, engraçado, terno, sensual, simples. De maneiras diferentes, elas buscam o amor, o rejuvenescimento, suas identidades sexuais, suas formas de lidar com a loucura, com a busca da beleza, com o preconceito, com as questões religiosas. Há quem diga que ela apostou nos clichês, mas acho que, de alguma forma, ela conseguiu ultrapassá-los. Não há problemas em começar com um clichê, desde que você não acabe em um, já disse Hitchcock.
Nadine, 35 anos, é deslumbrante. Boa atriz, também é co-autora do roteiro e o dirigiu com emoção. O filme, lançado em 2007, foi premiado em vários festivais e indicado ao Oscar de filme estrangeiro. Ele nasceu do Projeto Residência, do Festival de Cannes, que promove novos artistas. E que, ao que tudo indica, fez bem em apostar em Nadine.

Mais delas
-- Elo e Surama estão em Salvador para um show room de apresentação de seus trabalhos. Enquanto elas não voltam, dá para conferir algumas coisas aqui e aqui.
- Por falar em Salvador, não há como não falar do livro Fábulas Delicadas, da Eliana Mara. É pura emoção com um texto leve e comovente. Você pode saber mais no blog dela aqui.
- Três jovens lindas, jornalistas, decidiram explorar melhor o dom que possuem para a criação. Luna, Gabi e Milena fundaram a Tchau de Miss, especializada em acessórios e bolsas. Vale a pena conferir aqui. O blog delas ainda está em construção.
-- A produtora Cláudia Carvalho acabou de reunir alguns dos vídeos institucionais produzidos por ela em um blog. Estão lá trabalhos feitos para Petrobras, Eleobras, Coppe e outros clientes. Confira aqui.
-- Cláudia, estilista carioca, acabou de fundar a Clo, marca de roupa infantil de 2 a 12 anos que privilegia conforto, design e qualidade. Veja mais aqui.
-- Que tal uma personal gourmet que vai se dedicar em uma semana a elaborar um cardápio do jeito que você gosta e dar todo o treinamento necessário para que ele seja implantado? Esse é o novo projeto da Tiana Lefréve, que se não bastasse todo seu conhecimento gastronômico ainda fez um ano de curso na Escuela de Hosteleria Hofmann, em Barcelona. O email dela é crislefreve@gmail.com.

O jogo dos sete acertos
Conversando com várias amigas, percebemos que há algumas coisas que são essenciais para que uma mulher possa se dedicar ao romance, sexo e cumplicidade com os homens sem a necessidade que eles se tornem seus maridos ou vivam sob o mesmo teto. Ou seja, uma mulher pode viver perfeitamente feliz se tiver:

1) um bom salário
2) um bom gerente de banco
3)uma boa babá ( se ainda tiver filhos pequenos)
4)um bom contador
5)um bom mecânico
6)um bom despachante
7)um ótimo zelador

Essa não é, entretanto, uma cínica ou amarga crítica ao casamento. Com minhas experiências nessa área, até seria hipocrisia se fosse assim. É só uma observação que, no final, até favorece os homens. Afinal, são sete para substituir um. Mas para quem ganha esse jogo, a vida pode ser bem mais prazerosa também, não?

I found a reason
Ela, Cat Power, estará dia 18 no via Funchal. Eu, provavelmente, não poderei ir. Mas para quem pode, é melhor ir atrás dos ingressos logo. Mais do que vale a pena.

8 comentários:

Eliana Mara Chiossi disse...

Minha linda, já, já mando as fotos. Olho para as fotos e agradeço muito pela blogosfera existir e por eu ter me envolvido nesta rede. Que alegria te encontrar. E agora, que retorno a Sampa, em julho e mais calma, quero muito sair pra conversar, falar sobre mulheres, homens, histórias, delicadezas, amizades.
Adorei, demais, te encontrar por lá.

Beijos e todo carinho,
Eliana

A1 disse...

Mulheres é um tema sempre bom.

Pque não vai na Cat Power?

Bjs

clô disse...

Valeu!!! Uma pena que voltou antes.....
bjs


Clô

Krikoland disse...

Sete a um é covardia, patty.

Deve ser interessante esse filme. Vou ver.


Inté

Patty Diphusa disse...

Elianíssima

Quem adorou fui eu. Minha amiga escritora, que tudo de bom. Quero ver as fotos. E tempo pra gente tomar um ótimo café.

Bjs mil

Patty Diphusa disse...

A1, homens também. Mas calhou de ser um post das mulheres.

Bjs

Patty Diphusa disse...

Clo

Já viu eu voltar na data programada? Nunca, né. rs.

Pena que não deu pra gente tomar aquele chopinho tranquilo. Fica pra próxima. Ou pra São Paulo.

Bjs

Patty Diphusa disse...

Kriko

Covardia mesmo, né?
Vá assistir sim, vale a pena.

Bjs