novembro 26, 2007

O metrô de Londres não é mais o mesmo

Para quem andou de metrô em Londres é inesquecível a voz daquela mulher que nos alerta para o 'mind the gap". Da primeira vez que ouvi, há muitos anos, fiquei em dúvida sobre o que ela estaria repetindo. Mind the gap, mind the gap. Depois, fiquei tão amiga daquela frase e daquela voz que já esperava por ela. Bom, ela se foi.
Emma Clarke, a locutora oficial do sistema de metrô de Londres há anos, foi demitida. E tudo por ter gravado anúncios de brincadeira, usando o mesmo tom de voz para dizer coisas como "gostaríamos de lembrar nossos amigos turistas norte-americanos que vocês certamente estão falando alto demais". Entre outras coisas, também brinca com um fictício passageiro que estaria fingindo ler jornal quando na verdade estava olhando os seios de outra passageira. Tudo plausível.
Mas o que pegou mesmo a direção do metrô foi quando nessas brincadeiras ela fez críticas ao próprio metrô. Também continou na linha das brincadeiras/verdade, mas foi o suficiente para ganhar o cartão vermelho.
Para nós, brasileiros, é como não escutar mais nos aeroportos a voz da Íris Lettieri, apresentadora global dos anos 70 e 80. "Atenção passageiros com destino a Ba..ra..sí..lia, portão 9". Ela foi pioneira nisso de emprestar a voz para esse tipo de locução e reina nos aeroportos de Congonhas, Cumbica, Galeão e Santos Dumont.
Enfim, olha só como criamos identificações para nos sentirmos mais em casa nesse mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do Barasilia