junho 21, 2010

Dungóides e tablóides

O clima de Copa do Mundo deixa todo mundo alterado, sabemos. O jogo do Brasil com a Costa do Marfim foi uma prova concreta. Não é preciso entender de futebol, como é o meu caso, para saber que a tão temida "retranca" dos marfinenses não passava de pura truculência. Para piorar, um juiz francês babão, que perdeu o controle e se mostrou incapaz de apitar um jogo desse tipo, fazendo uma besteira atrás da outra, uma inclusive nos beneficiando. Seu desempenho se somou ao triste papel que os franceses estão fazendo nesse Mundial. O Brasil jogou melhor, ganhou, e tudo poderia ficar só na alegria.

Mas, infelizmente, à truculência se soma a falta de educação e, nesse ponto, ficamos devendo para o mundo todo. O ressentimento de Dunga com a imprensa, e seus palavrões, não são novidades, mas foram o ponto baixo da coletiva de imprensa após o jogo. Depois de provocar o jornalista Alex Escobar, da Globo, ele passou a sussurrar palavrões, feios mas até infantis, sem perceber (ou até sabendo disso) que os microfones estavam abertos. E foram traduzidos para toda a imprensa internacional.

Não conheço o trabalho de Escobar, mas não há muita defesa para o papelão do técnico. E mostra mais uma vez o seu baixo nível. Bastava ter dito, jogamos melhor que os adversários, jogamos melhor que o último jogo, podemos jogar ainda melhor, a expulsão do Kaká foi injusta, o outro time pegou pesado, o que fizeram com o Elano foi um absurdo, eita arbitragem ruim, ou qualquer outra coisa relativa ao jogo. Já não estava de bom tamanho?

Isso só mostra um cara completamente desequilibrado, que não consegue nem relaxar e curtir a alegria do momento, esquecendo da imprensa, dos elefantes, das zebras, do escambau. Ninguém quer um lorde de técnico, mas não precisamos de um ogro. Com uma legião de Dungas falando, acho que prefiro o som das vuvuzelas.

Porque não te calas?

Ao ouvir declarações desse tipo, não há como não pensar, por que não te calas, Dunga? E é aí que mora um outro perigo. Dá para entender o entusiasmo do alcance da campanha "Cala a boca, Galvão", ecoando no exterior e mostrando a forte participação dos brasileiros no Twitter. Mas acho que é preciso tomar muito cuidado porque ao lado de uma saudável manifestação coletiva há um nível de autoritarismo que pode ser reproduzido facilmente.

E isso, para mim, esteve explicíto no título de um artigo da revista Época, "Cala a boca, Dilma". Como alguém pode pedir a uma candidata à presidência da República que cale a boca, justamente em um momento que todo o Brasil precisa que ela fale para, a partir daí, decidir seu voto? Se ela vai falar um monte de bobagens, que as diga, assim fica mais fácil para o Senhor das Trevas, não? Que, com certeza, tem o voto do articulista em questão.

Curtas

Vamos aos alhos e bugalhos desse Mundial, porque, afinal, ninguém é de ferro e ainda estou tomada pelo espírito World Cup:

-- Drogba foi um dos poucos marfinenses que não aderiu à pancadaria. Ufa !!

-- "Ei, pare com isso, mão de Deus só tem uma". Foi assim que o diário argentino Ole bombardeou as declarações de Luiz Fabiano sobre o gol que, como ele reconheceu, teve"mão santa". E só faltou o jornal dizer que se Deus é brasileiro, como gostamos de falar, as mãos dele são argentinas.

-- Paris não merece. Triste a faixa dos franceses durante o jogo do Brasil, pedindo à sua seleção que respeitem os torcedores. E Ridéry ainda declara, emocionado, "o mundo está rindo da França'. Não, querido, não está rindo. Está chocado. E sobrou cabeçada até para o Zidane.

-- Bonitinhos, mas ordinários. Não consigo pensar em outra frase para o resultado do jogo da Azzurra com o time All White. Triste Itália.

--Por falar em neo-zelandeses, a torcida daquele país devia estar embalada com muito mais que amor ao time. Nem o "frio senegalesco" impediu que eles tirassem a roupa, homens sem camisa e mulheres de top. Impressionante.

13 comentários:

A1 disse...

Volta e não avisa nada, hem Patrícia Difusa. E volta com tudo, 3 posts em 6 dias.

O Dunga é uma das piores coisas que o futebol brasileiro produziu. Como jogador, funcionava, depois veio essa carranca pra tirar o pouco do brilho que nos restava. Nos tirou a cadência, o drible, a malícia. E ainda corre o risco de ser campeão, sem convencer nada.

Quer dizer que a mão santa é argentina e eles não toleram imitação? Boa essa, hahahahaha

Deve ter muito mais que amor ao time do sangue de todos os torcedores dessa copa friorenta.

Não suma daqui, afinal o espaço é seu.

Bjs

Pedro disse...

Acabou rápida a fase de comentário mulherzinha, não? Mas gosto desse jeito sério tbem.


Eu vi agora há pouco esse papo do Dunga. Acho que até o Bee, daqui, deu um comentário. Nada a ver, completamente desnecessário. E vc tem razão, desequilibrado.

Assim como sobre o título do artigo, concordo plenamente. Não li e não lerei, mas não gostei.

Onde estavam essas torcedoras neo-zelandesas? rs.

Beijos

Marcio Gaspar disse...

1)O execrável Dunga foi o único jogador que, ao erguer a Copa do Mundo em 94, como capitão da seleção campeã, saiu vociferando palavrões contra seus supostos detratores, numa atitude vingativa lamentável. Continua assim até hoje. 2) Luis Fabiano, em forma, é o melhor centroavante do mundo - não tem pra Drogba, Rooney, ninguém. E ele pos mesmo o braço na bola, mas foi um golaço, espetacular - e aliás nada a ver com a 'mano de dios'do Maradona. aquela foi o toque final pro gol; alem disso, o LF fez uma jogada de 2 chapeus seguidos, antes do petardo final. Um golaço!

Anônimo disse...

Grande comentarista você se mostrou Patty. Concordo com tudo o que escreveu. Vem cá, você é jornalista:

Anônimo disse...

Patty!!!!!

Volta triunfal.Com linda Maitê no pedaço.
Não pare mais, transforme tudo que quiser, mas continue escrevendo.

Beijoca

Harumi

ana k. disse...

patty,
uma curtinha bem mulherzinha: reparou nos uniformes da puma? deviam ser obrigatórios...
beijo, viu?

Patty Diphusa disse...

A1

Como vou avisar que voltei? Um anúncio na Folha, talvez?

Bom saber que vc ainda confere.

Bjs

Patty Diphusa disse...

Pedro

Não sei onde estavam as neo-zelandesas. De qualquer jeito, já devem ter ido pra casa.

Beijos

Patty Diphusa disse...

Marcio, falou e disse.

bjs

Patty Diphusa disse...

Chorik

Sou sim. Mas vc já sabia?

bjs

Patty Diphusa disse...

Haru

que graça seu recado. Tentarei escrever, mas só penso bobagens, rs.

Bjs, querida

Patty Diphusa disse...

Anna

A Puma fez dos africanos, não? Mas com aquelas pernas e braços, fala sério, rs.

Bjs

Anônimo disse...

Não sabia, mas desconfiava, pela qualidade da escrita, da comunicação, por vc estar antenada com tudo e pelo estilo. Repetido, aliás, no post acima.

bjs