agosto 21, 2009

Back2black


Não, não é nada sobre o álbum de Amy Winehouse. É o primeiro festival BacktoBlack que vai acontecer de 28 a 30 no Rio de Janeiro, na estação da Leopoldina. Ótima programação musical e de debates. Tem show de Youssou N´Dour, na foto, com participação de Marisa Monte. Cantor e compositor senegalês, ele participou nos 70 da Star Band. Hoje tem sua própria banda mas tem gravações com inúmeros músicos, como Bruce Springsteen, Peter Gabriel, Nenneh Cherry e Sting. Mas não para por aí e o festival tem ainda Anjelique Kidjo, cujo disco Djin Djin ganhou o Grammy de World Music em 2008 e teve convidados como Alicia Keys, Joss Stone e Santana.
Quer mais? A cubana Omara Portuondo, que fez parte do Buena Vista Social Club, de Wim Wender, e já lançou mais de 10 álbuns desde então, um ao lado de Bethânia. A parte brasileira também está bem reforçada, com acústico de Gil, Marina Lima, Margareth Menezes, Ed Motta, Luiz Melodia, dona Ivone Lara e Mart´nalia.
Mas os debates não ficam por baixo. Bob Geldof, que eu acho o máximo. Ele é o organizador do festival Live Aid, mega show beneficiente para o combate da pobreza na África. E o cara que conseguiu convencer os membros restantes do Pink Floyd a darem uma trégua e fazerem uma apresentação conjunta. Sem contar todo mundo que ele conseguiu reunir.
Também vai estar lá o Breyten Breytenbach, o artista sul-africano que combateu o apartheid, foi preso depois de retornar à Africa do Sul casado com uma francesa, uma afronta na época. Foi solto depois de forte mobilização internacional. E Graça Machel, terceira esposa de Mandela e defensora dos direitos das mulheres e crianças.
Cansou? Tem mais. Um dos moderadores de debates será o escritor português José Eduardo Agualusa. E ainda o Gavin Hood, o cara que achou o pote de ouro ao dirigir X-Men Origins: Wolverine. Vale conferir a programação que ainda tem muito mais.
Eu estarei voltando do Guarujá então bem provável que não consiga ir para o Rio para esse festival. Uma pena. Quem estiver por lá, imperdível.

Yonou Deugue
Um pouco de Youssou em concerto na Bélgica. O vídeo dele com Nenneh Cherry, em 7 seconds, não estava disponível. Infelizmente. Nem o da Angelique.

9 comentários:

Back2BlackFestival disse...

Você pode participar de promoções e ficar por dentro das novidades do Back2Black Festival nos seguindo no twitter:
http://twitter.com/back2blackfest

http://www.back2blackfestival.com.br

A1 disse...

Isso ou aí foi robozinho do Google ou vc conhece os caras da organização?

Parece que vai ser bom mesmo. Não vai ter uma versão paulista não?

bjs

Anônimo disse...

Uauuu...o evento maravilhoso. Pena que estou muito longe.

Como vc está, flor? Tudo bem? Saudades. Beijos

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Patty Diphusa disse...

Ok, organizadores, recado dado.

Boa sorte

Patty Diphusa disse...

A1

Robozinhos, com certeza.

Acho que só vai ter no Rio mesmo.

Bjs

Patty Diphusa disse...

Celine, que saudades. Tudo bem com vc? Vou lá te ver.

Bjs