novembro 23, 2009

Vocação

Vou logo dizendo que não entendo nada de futebol. Mas quero discutir um caso que considero, no mínimo, curioso, se bem que já antigo.
Eu comecei a ficar intrigada quando eu vi a foto do Luiz Gonzaga Belluzzo no dia que ele ganhou a eleição para presidente do Palmeiras. Eu o entrevistei durante vários anos, como muitos outros economistas de plantão que tinham teses prontas para qualquer tipo de situação. Ao contrário de seus contemporâneos, que esbravejavam, ditavam a regra número 10094 como a única que poderia tirar o país da lama, ele sempre dava suas opiniões em tom calmo, diria que até sem muito entusiasmo. Mesmo durante o Plano Cruzado, dos quais foi um dos articuladores. Errou muitas vezes, como erraram todos, e pode ter acertados muitas, mas de difíceis comprovação.
E lá estava ele vibrando quando se tornou um cartola do Palmeiras. Mas vibrando para valer, sorriso aberto e sem medo de se mostrar. Nem de ser feliz.
Quase não acreditei quando li as declarações que ele havia dado para o Lance, que resultaram na sua expulsão do campo por seis meses. Completamente fora do estilo que ele mesmo cultivou, esbravejava como qualquer torcedor da Mancha Verde faria contra um juiz ladrão. Em alto e bom som.
Então, era isso que ele, realmente, queria? Era esse o sonho que ficou escamoteado durante tantos anos? Era ali que ele se sentia em casa, pleno, a ponto de não se importar com a opinião alheia? Não tenho a mínima ideia se ele é um bom dirigente, mas acredito que muito melhor que os anteriores. E muito mais contente.
Agora, sob punição e com o Palmeiras praticamente sem chances no campeonato, lá está ele, novamente, apenas discutindo teorias econômicas. Tédio !!!!!
A pergunta óbvia é porque não fazemos logo o que estamos afim?

Dúvida
Vou continuar no futebol. Eu tenho uma dúvida e ninguém consegue me esclarecer. De quanto é a dívida que vão repassar para o time que for campeão brasileiro deste ano? Ou é uma praga daquelas que vai pegar até os descendentes dos jogadores? Porque ninguém quer ganhar, afinal?

On the water
Eu vi esse clip no blog do Jotabê Medeiros. É do The Walkmen, uma banda cult de Nova York que tem um som muito bom. Curtam.

16 comentários:

A1 disse...

Eu vi essa foto e fiquei pensando, a Patty andou sumida e agora vai falar de futebol? mas não, é sobre escolhas. Perdoada.
E fique sabendo que nem precisava ser o Beluzo, qqer um faria melhor que aquela máfia que tinha no Verdão.

Agora, sobre a dúvida, muito procedente. Eita esforço pra não ganhar.


Bjs

Krikoland disse...

pelamordedeus Patty, que video tristeeeeeeeeee.....Pobres coelhinhos, buáááááá....Esse foi o mais triste que vc já colocou. To abalada até agora.

Inté

peri s.c. disse...

É mesmo muito curioso o caso do Beluzzo, ao tirar a gravata de economista e vivenciar sua porção "cartola" transformou-se num apaixonado normal por futebol, pior em certos aspectos que outros folclóricos e semi-analfabetos, porém mais malandros, dirigentes esportivos.
Nunca acreditei muito em circunspectos e poderosos senhores de terno e gravata . Eles tem muito a esconder.

hélio disse...

é Patty, o "Puder" transforma as pessoas... até os mais chatos e tediosos.

Marcio Gaspar disse...

lamentavel o sr.beluzzo... igualou-se aos euricos mirandas da vida e ainda terminou por desestabilizar toda a equipe. e vc tem razão: tão fazendo tanta força pra não ganhar o campeonato que nós, tricolores, somos obrigados a, mais uma vez, assumir a árdua missão de levantar a taça. sorry periferia, mas ó nóis aí traveiz!

Roney Maurício disse...

Apenas para colaborar com o debate, dona Patty:

1) Belluzzo (apesar do reconhecimento) não é economista, mas advogado. Se isto é importante? Bem, ele não é muito chegado em "números";

2) Passou a ter algum destaque, na vida pública do país, alçado pela FIESP, em fins dos 70;

3) Foi assessor de Funaro na Fazenda e não teve muita culpa do desastre do Cruzado, ao contrário de seu primo e também advogado, João Manuel Cardoso de Mello. Mas não é verdade que tenha sido um dos formuladores do plano (não tinha, e continua a não ter, competência para tanto);

4) Foi secretário em um dos governos Quércia, o que é muito esquisito para um marxista convicto;

5) Tem ligações empresariais com Mino Carta;

6) Foi, durante quase todo o governo Lula, uma espécie de conselheiro econômico do presidente;

7) No auge da crise, ano passado, tentou-se emplacá-lo na presidência do Banco Central;

8) Felizmente (para o Brasil) ele se contentou com a presidência do Palmeiras...

bloke in blue disse...

Patty, eu estou me perguntando isso até hoje, acho que é só medo mesmo. As pessoas querem ser felizes se for coisa fácil. O quanto estamos dispostos a nos sacrificar para fazer aquilo que queremos fazer e ser felizes de verdade?

De futebol eu também não entendo nada, agora, The Walkmen é muito bom.

E viva o América!!


Beijos.

Patty Diphusa disse...

A1

Pra falar de escolhas pode ser até golfe. Não, acho que golfe, não, rs.

Bjs

Patty Diphusa disse...

Minha sensível Kriko, sorry. Mas essa é a vida, querida, boralá pque o outro conseguiu escapar.

Bjs

Patty Diphusa disse...

Peri

Talvez o problema dos homens de gravata ( que não tenho nada contra) seja mesmo qdo eles tiram a gravata. No que se transformam? Vão buscar o que queriam ou não?

bjs

Patty Diphusa disse...

Hélio

Não tenho a menor dúvida. Mas a ausência de "puder" tbem transforma as pessoas, e não sei se sempre é melhor isso. Sei lá, mil coisas.

Bjs

Patty Diphusa disse...

RM

Nem quero discutir o passado do Belluzzo. Eu acompanhei uma parte e podemos até ter visões diferentes (como sempre, rs). Mas isso é o de menos, o que eu queria discutir era como o homem Belluzzo se transformou ao assumir a presidência do Palmeiras. Inimaginável naquela figura anterior.

Bjs

Patty Diphusa disse...

Marcio

Eu vou acabar torcendo pro Flamengo, pque mais um campeonanto nas mãos de vcs e teremos de colocar cordão de isolamento pra que a vida continue feliz e descontraído do nosso lado, enquanto vcs ficam insuportáveis do outro, ok?

Bjs

Patty Diphusa disse...

Bloke in blue

Concordo que pode ser medo. Mas estou em dúvida sobre ser feliz com as coisas fáceis. Sempre vai ficar aquela pulguinha, mas será que..., que vai provocar grandes momentos de irritação e frustração. E, nessa hora, vc detona tudo que chegou facinho do seu lado. Ou não?

Bjs

hélio disse...

Patty, precisamos ter cuidado em tempos de censura...

o Belluzzo sempre foi torcedor do Parmera e pelo que ele conta, fanático.
Puseram o cara lá para um projeto politico do "vencedor que faz bem feito", quando não sai bem feito perde a razão e só faz bobagem, vira torcedor. Não sabe a diferença entre mandar fazer e fazer. Burocrata não sabe mandar, sabe opinar.Quando entrou para o cargo achei que melhoraria o nível dos outros... se igualou aos piores. Agora, joga uma torcida contra a outra, se refere ao SãoPauloFC como "os bambi", nunca vi isto!! um presidente de clube publicamente se referir ao Palmeiras como "os porco", está sendo altamente irresponsável, arrogante... um perdedor nato. Triste. Deveria voltar de onde veio e não sair mais.

Os times não ganham pelo excesso de responsabilidade que estão colocando em cima dos jogadores. Tem que vencer, não pode errar, vencer, tem que fazer bem feito para sair das dívidas, vencer, o sucesso, vencer, o Poder, vencer, a fama... aí trava geral.

É muito fator extra campo para quem gosta apenas de bater uma bolinha.

Patty Diphusa disse...

Hélio

Fechado. Concordo.
E não falei da caça aos bambis no post pque o vídeo foi divulgado depois, acho.

bjs