janeiro 11, 2009

A loucura, o helicóptero e a lua

A loucura
Muito já se falou das irresponsabilidades de Wall Street que geraram quebras pelo mundo todo. Mas sempre é bom ler artigos que tratam do assunto sem negar as responsabilidades como o que foi publicado no New York Times por Michael Lewis e David Einhorn e que foi reproduzido hoje no Estadão. O texto é bom, claro, didático e não poupa o Tesouro norte-americano, a SEC (a CVM deles), muito menos os banqueiros que se não compactuaram diretamente com o que vinha sendo feito pecaram, no mínimo, por não terem denunciado. Ele se baseia nos alertas dados durante nove anos por Harry Markopolos às autoridades sobre a fraude financeira que estava a caminho capitaneada por Bernard Madoff. Não tenho capacidade para julgar as alternativas dadas por eles mas algumas nem são tão radicais e me parecem bem sensatas. Ao lado de novas exigências aos capitais do bancos está a sugestão de colocar o fim ao status oficial das agências reguladoras que falharam terrivelmente e, na verdade, deveriam se restringir a emitir relatórios privados, quando contratadas para tal, e não serem subvencionadas pelos emissores dos produtos avaliados. Nunca gostei dessas agências que se julgavam acima do bem e do mal. Outro ponto diz respeito a fechar a porta giratória entre a SEC e Wall Street. Uma quarentena ia bem, não?
No meio de tudo, há um trecho bem interessante: "Por incrível que pareça pessoas inteligentes do mundo todo continuam dispostas a nos emprestar dinheiro e até ouvir nossos conselhos. Elas não parecem ter entendido toda a extensão da nossa loucura." Quem ainda não entendeu? O lado cinza claro é que há pessoas e governos que perceberam isso e tentam buscar suas próprias soluções para enfrentar esse período brabo. Quem sabe, assim, os arranhões serão menores. É para isso que estamos torcendo, não?

O helicóptero
Quem se lembra da cena inicial de Short Cuts, de Robert Altman, quando helicópteros sobrevoam Los Angeles para jogar algum tipo de pesticida? É tudo o que vem à minha cabeça agora com um helicóptero sobrevoando a minha vizinhança há mais de 20 minutos com um holofote fortíssimo iluminando as ruas e quadras. O que procuram esses caras? E lá vem eles de novo. Medo.

A Lua
Para um ano que inauguramos com a Lua Nova e a marca da ruptura passamos agora pela primeira Lua Cheia de 2009. Ela chegou linda, se escondeu, tornou-se misteriosa, voltou, brilhou. Mas está lá. Quem ainda não celebrou, há tempo. Dancem, vibrem, amem. E salve todos os que nasceram sob o signo de Capricórnio. Os meus parabéns para as pessoas especiais de janeiro, estejam por perto ou não.

Pa ' Bailar
Gostaria muito de colocar um vídeo do Bajofondo aqui para bailarmos. Mas, infelizmente, a reprodução não é permitida ou pelo grupo ou pela gravadora. Normalmente, desistiria. Mas, como vale a pena, convido todos a irem até o Youtube para assistí-lo e dançar com a festa tangueira eletrônica. O Bajofondo é um grupo que reúne argentinos e uruguaios e entre seus criadores está Gustavo Santaolalla, músico que também tem no currículo trilhas sonoras interessantes e intrigantes, como a de Babel e de O segredo de Brokeback Moutain, que lhes renderam dois Oscar, e de outros entre os quais O Diário da Motocicleta e 21 Gramas.
O link é http://www.youtube.com/watch?v=h2462nIpT0Y. Divirtam-se e boa semana.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o som desses caras. Não conhecia. Valeu.

Que helicóptero é esse, Patty? Onde vc mora? Eu tbem ficaria com medo. rs.

O ruim de ir no Youtube é que vc tem de voltar pra comentar. Preguiçoso?

Bjs

Anônimo disse...

Nuooosssa, Patty. Eu acho que o helicóptero estava procurando era o Bajofondo pra jogar camisinhas. Ou pra fazerem parte da suruba. Eita fiesta caliente, so. Uuuuuuuuu, olha o povo uivando pra lua..kkkkkkk

Seu ano começou bem hem?

Inté

Anônimo disse...

Patty, vc deve ser vizinha de uma amiga minha. Ela acabou de me dizer que um helicóptero ficou atazanando perto da casa dela ontem à noite.

Bom esse Bajofondo. E que festa mesmo. hahaha.


Abs

Menos Pausa disse...

Feliz 2009, Patty. Ainda tá em tempo de desejar né?

Nossa, que música gostosa. E festa boa..rs

De economia não entendo nada, mas acho que os caras pisaram mesmo no tomate e espalharam pra todo lado.
Alguém foi pra cadeia?

A Lua tá linda. Mas em Sampa tava meio coberta, não?

Beijão

Helena