maio 15, 2009

Aula de teologia

-- Patty, sobre aqueles pedidos que você disse que era para fazer, eu escrevo e assino?
-- Assinar? Não sei, mãe. Me falaram que é para ler e mentalizar toda noite.
-- Mas sem assinar?
-- Sei lá. Imagino que é uma coisa de mentalização. Não sei se tem burocratas do outro lado do universo carimbando os desejos e mandando para repartições.
-- Eu vou assinar.
-- Mas é para pedir meeeesmo...Com fé.
-- Eu sou uma pessoa de muita fé.
-- Sem dúvida. Mas não é para colocar aquela condicional “se for para bem” que a senhora sempre fala quando reza.
-- Lá vem você. Claro que eu peço para que as coisas aconteçam só se for para bem.
-- Mas alguém lá em cima tem de saber o que a senhora quer. Só isso. Senão escuta o pedido e pode pensar, ah, ela não está com tanta pressa assim. Vou atender outros mais urgentes.
-- Mas eu só quero que aconteça se for para bem.
-- Mãe, a senhora não acha que Deus é pai, não é padrasto? Ele não vai te sacanear, ah, ela pediu isso, então vai ver o que eu vou mandar.
-- Mas às vezes a gente pede algo sem saber que não é melhor para a gente.
-- Mas não cabe à senhora já colocar condições. Assim pode sair da lista de prioridades. A senhora não acredita nele? Não acha que ele tem bom senso?
-- Está bem. Então, quando eu for pedir algo para você eu tiro o "se for para bem", tá? Mas depois não reclama.
-- Ei, ei... isso é uma ameaça?

Sem gelo
Estou sem geladeira há dois dias. Como não tenho freezer, me sinto como se tivesse voltado ao estado primitivo e deixasse a caça apodrecer pelo caminho porque não há onde preservá-la. Pensar em uma cerveja gelada só se passasse um rio do lado da minha sacada e eu pudesse deixar várias latinhas para recolhê-las mais tarde. Deveria ter feito supermercado ontem, mas qual o sentido?
Hoje o zelador veio buscar a minha geladeira quebrada. E devo confessar que foi uma visão meio melancólica vê-la indo embora. Tentei lembrar quanto tempo ela esteve comigo. Não consegui. Minha filha não consegue se recordar de outra geladeira. Eu só sei que ganhei de alguém, acho que presente de casamento. Mas qual?
Ela era bege. É isso, mesmo, bege. Quem tem uma geladeira bege? Talvez porque não gostasse da cor é que a enchi de cima em baixo com imãs. Kitsch total. E agora fico pensando, será que vou colocar tudo de volta na minha geladeira BRANCA que, espero, chegue até o final da tarde? Acho que não.
Bom, renovation...

Com muro
Quem ainda não viu “Entre os muros da escola” não pode perder. Filme de Laurent Cantet que tem mesmo ares de documentário, como já foi dito. Você é transportado para uma escola em um subúrbio de Paris que é uma verdadeira panela de pressão. E que não deixa de ser o retrato da França hoje, com todos os conflitos com imigrantes e seus filhos, alguns que nasceram no país mas não o reconhecem como sua pátria. Muito por também não serem reconhecidos. E os professores, imperfeitos muitas vezes, que não conseguem "tocar" esse mundo.
Sem finalzinho tipo todos aprenderam uma lição de vida. As frustrações estão em carne viva de todos os lados.

17 comentários:

Pedro disse...

Patti

Boa aula. Mas fiquei na dúvida, a mentalização dos pedidos e a oração da sua mãe estão ligadas ao mesmo canal de fé? Ou são fontes diferentes? rs.

Acho uma graça o "senhora".

Então sua geladeira bege foi embora. Ainda bem que café não precisa dela. Só ter o pó.
A cerveja você pode resolver com um isopor e gelo.

Me manda essa música?

Beijos

BL disse...

E os caras do SY tocando em Santiago e sem vir aqui. Tristeza.


Tem de pedir mesmo. Sem condicional.

bjocas

anna disse...

para mim, o interessante da oração é que conforme insisto no mesmo pedido, com o tempo a forma de ver a necessidade vai mudando.
portanto, acho que ela, a oração, muda mais a quem pede do que a quem se pede.

a minha geladeira deve ser gêmea da sua. bem véinha, pedindo água.
mas por enquanto vai ter que segurar a onda.

Patty Diphusa disse...

Pedro

Sempre é a mesma fonte, não? Isso no lado claro da força, óbvio.
Engraçadinho!!!
Te mandei.

BL
Pois é. Mas ainda vou ter grana pra viajar e ver os shows que eu quiser onde eu quiser. Me aguarde.

Anna
Engraçado foi fazer essa lista que a minha mãe comenta. Vc percebe que o que acha que é prioridade, na verdade, entra na segunda folha. E outras coisas que nem se dá conta da importância ficam na primeira.

A minha geladeira segurou mais do que podia, coitada. Até que, simplemente, parou de respirar. Dormindo. Espero que o zelado consiga ressuscitá-la com mais gás.

Bjs pra vcs

Krikoland disse...

Deixa sua mãe rezar do jeito dela, Patti. Aposto que vc nem reza, joga a responsabilidade pra ela e ainda critica. kkkkkkkk

Na casa da minha mãe teve até geladeira azul. Nem sei onde anda.

Essa música tá na trilha do Juno, não?

Lorde, vc vai tomar a cerveja, é?

Inté

Pedro disse...

Não entendi, Kriko. Você está me convidando para uma cerveja? É isso?

bjs

Krikoland disse...

Engraçadinho messsssmo esse lorde.

Inté

Patty Diphusa disse...

Kriko
Exatamente. Ela é que reza por mim. rs.

Que história é essa de cerveja de vcs dois? Também quero ir.

E ele não é só engraçadinho. É tudo.

Bjs pra vcs

Nicolau disse...

Olha, não sei não, mas acho que a advertência da sua mãe faz sentido....

Agora, geladeira bege em pleno século XXI...a bicha deve ter tido um treco de tão deslocada que ela deveria se sentir.

Lembra da passeata dos "sem namorados" ?? Pois é. Saiu foto no jornal. Como previsto, só deu baranga. Nem adianta culpar a mídia golpista, porque tenho um amigo que foi dar um confere (cariocas, sabem como é...) e ele confirmou que de fato o negócio ali estava difícil.

Beijos

Patty Diphusa disse...

Nicolau

Qual o sentido? Vc recebe o que foi pedido e administra, se não for uma boa, desencana. Simples assim. rs

Sabe que quando eu fui comprar a minha geladeira, tinha a opção de bege? Minha filha já deu um grito, mãe, não erra, branca, mãe...

Que passeata complicada essa. Deus me livre.

Bjs pra vc

Krikoland disse...

Patty

Primeira vez que vejo vc se declarando. Antes era só o lorde. hehe.

Inté

Patty Diphusa disse...

Sério, Kriko? E eu sou completamente apaixonada, pode?

Bjs

Pedro disse...

Kriko

E vice-versa.

bjs

Krikoland disse...

IUHUUUUUUU !!!!!!

Nada que eu não soubesse. kkkkkk

Inté

Patty Diphusa disse...

Engraçadinha é vc, Kriko..rs

Bjs

Anônimo disse...

Lindona.

Completamente, esse "se for pro bem" é uma perseguição.

Vou assistir o filme indicado. ;)

Tem post Nordeste Ajuda Nordeste no MOblog, passa lá.

Beeijos

Anônimo disse...

Lindona.

Completamente, esse "se for pro bem" é uma perseguição.

Vou assistir o filme indicado. ;)

Tem post Nordeste Ajuda Nordeste no MOblog, passa lá.

Beeijos