maio 11, 2008

Tartaruga não é iguaria

Conversando um dia desses com a antenada Andarilha ela me falou sobre o site Brasil Sabor, uma iniciativa do Ministério do Turismo junto com a Abrasel (Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes) e que tem como objetivo divulgar os prazeres da nossa mesa tanto aqui quanto no exterior.
O site, realmente, é muito bom e faz parte da iniciativa Festival Brasil Sabor, quando vários restaurantes, de regiões diferentes, fazem promoções com preços mais acessíveis para divulgar o que está sendo oferecido nas mesas brasileiras.
Mas, como disse a Andarilha, tem um erro imperdoável quando trata de iguarias. A definição de iguarias para eles é assim: " ficam estabelecidos como iguarias todos os produtos diferenciados da gastronomia. Seja uma simples fruta ou um cozido que leva horas para ficar pronto; nesta seção está incluído aquilo que faz crer na existência do sublime".
E, na lista do sublime, está a carne de tartaruga. "Desde os tempos da colônia, a tartaruga sempre foi uma das iguarias mais disputadas em banquetes oferecidos pelos nobres. Nessas ocasiões, eram servidos inúmeros pratos que tinham o delicioso e simpático quelônio como protagonista. Dentre as receitas, havia sarapatel – feito com o sangue e os miúdos do bichinho -, peito assado, picadinho, sopa, guisado, e até uma farofinha bem brasileira. E ainda, de sobremesa, para fechar a noite com chave de ouro, uma tradição portuguesa: ovos moles (de tartaruga, evidentemente)".
Eu aguento uma coisas dessas? Socorro. Andarilha, que não é de ficar quieta, mandou um email para eles, protestando, mas não obteve resposta. Não basta dizer que comer tartaruga é "sublime" mas ainda há a coisa esquisofrênica que é a de um órgão do governo apoiar essa idéia enquanto outro, ou seja a Petrobras, coloca recursos no projeto Tamar, que é o programa brasileiro de conservação das tartarugas marinhas.
É uma pena que isso esteja lá, porque a iniciativa é realmente boa e o site vale uma visita, com certeza. Mas sem esse absurdo. Já mandei meu email e se vocês quiserem também se manifestem. Marta, acorda, mulher.

Censura? Invasão?
Continuando na linha serviço blog de denúncias, aconteceu algo muito grave no blog Incompletudes. Outra blogueira antenadíssima, a K, publicou recentemente um post sobre a notícia que ela leu dizendo que a Livraria Cultura havia cortado o plano de saúde de um funcionário porque ele tinha câncer. Ela propôs um boicote até que tudo fosse esclarecido e recebeu várias adesões, a minha inclusive. A Cultura mandou um email explicando, mas nada muito convincente. O problema, agora, é maior. Todos os posts dela sobre o assunto, os comentários feitos e os emails que recebeu foram deletados do blog dela. Como pode alguém entrar no seu espaço, que você acessa por senha, e fazer algo assim? Gravíssimo e acho que quem ficou devendo explicações, agora, é o Wordpress.

Mães
No estilho alhos e bugalhos (sorry, Eliana Mara) passo a tratar de algo mais docinho. Atrasado, mas de coração. Parabéns, mamães. E tias também, afinal elas não são segundas mães, nos ajudando e apoiando enquanto essas crianças crescem? Beijos para todas. O texto do Redneck para a mãe dele também vale a pena. E ele ainda foi o primeiro a me dar os parabéns.

Society
Achei esse vídeo do Jerry Hannan muito legal. Simples para uma música com uma letra tão forte. Ele é o autor da música Society, que entrou na trilha de Into the Wild.
"Society, you're a crazy breed.I hope you're not lonely, without me'.
Vale a pena. Divirtam-se.

15 comentários:

Redneck disse...

Oi Patty, eu estou metido mesmo! Fui a primeiro a te dar os parabéns e agora sou o primeiro a comentar (quem manda ser insone?). Vou meter minha colher na sopa de tartaruga: tudo bem que você reclamou que um órgão oficial chame de sublime uma iguaria (que é, sim, uma iguaria) como a sopa de tartaruga. Mas, vamos cair no debate sobre o que pode e o que não pode ser comido e aí entram todos os critérios, objetivos ou subjetivos: a França é condenada pela produção do foie gras, que recebe o maior incentivo do governo francês, por debaixo dos panos. Na China, a despeito da "proibição oficial", os cachorros continuam a ser pratos nobres. Acho que dá para conciliar. Concordo com você que quem patrocina o Tamar não deve ser meter a cozinhar as tartarugas. Mas, enquanto houver demanda por foie gras, tartaruga e carne de cachorro, sempre haverá quem os forneça, oficialmente ou não.
Quanto às mães,quase que eu não falei com a minha a tempo. Também, ela que leia o blog, não é?
E só de publicar a foto da picanha no blog me deu vontade de novo!!!! Gente, sou muito carnívoro!
Beijo!

Redneck disse...

P.S. Quanto ao caso do Incompletudes, recebi o comentário da K, também. Não publiquei. Mas, concordo plenamente com o boicote. O sr. Pedro Herz vende cuultura e é inculto deste tamanho??? Foi para isso que ele fez a nova Cultura no Conjunto Nacional??? Sabe que esse tipo de comportamento nem me impressiona mais, infelizmente, dada a extensa lista de pessoas que nos decepcionam. Agora, tirar os posts do blog alheio equivale, sr. Pedro Herz, a queimar seus livros em praça pública. Aposto dois dedos como o senhor não gostaria de que isso acontecesse.

Sig Mundi disse...

Do jeito que esse mundao anda doido varrido eu nao duvido que o projeto Tamar tenha um criadouro somente para fornecer a eles essa iguaria... por aqui quase tudo funciona por baixo dos panos.
E quanto a Marta, ela deve estar mais preocupada em relaxar e gozar.
E as coitadas das galinhas, vaquinhas, porquinhos?... eles tambem estao na mesa de todos

bjs, andrea

Anônimo disse...

Oi Patti

Acho tão triste essa história do site pque gosto muito do projeto Tamar, acho sério, e não devia ser comprometido com uma coisa desse tipo, completamente irresponsável. Ainda não mandei, mas vou mandar um email falando isso.

E essa história do Wordpress, o que é? outro gerenciador de blogs como o seu blogspot? eles podem entrar assim no que vc escreve? e nos seus emails?

O Red foi o primeiro a te dar os parabéns pelo dia das Mães? Tem certeza?
Red, tudo bem, sem ciúmes, mas acho que ela se esqueceu de algo. Ou não recebeu meu email?

O vídeo é muito bom. Simples mesmo mas tocante. Eu não sabia que essa música era dele. Pensei que o EV tivesse feito para o filme.

Beijos assim assim e assim

Anônimo disse...

Oi Patty

A coisa pegou. Tudo bem se as pessoas procuram carne de tartagura e tem fornecedores legais ou ilegais. Mas uma coisa do governo tornar isso oficial é demais. Sou mais o Tamar.

Sobre o blog esse é o grande medo da web, uma hora tudo está nas mãos de alguém. Salve-se quem puder.

Não fui o primeiro mas acho que serei o último. Parabéns pelo dia das mães. Desculpe o atraso.

Um abraço (!!!)

Betao

Eliza Lynch disse...

Mas não tem criação de tartaruga em cativeiro para comer que nem tem de jacaré?
O site do governo não ia alimentar a caça predatória ilegal da tartaruga selvagem, ia?

beijo

Anônimo disse...

Mas Eliza criar tartaruga em cativeiro para virar sopa já é de uma covardia ímpar. Não é uma espécie que prolifera por aí como galinha.

E o governo não está, diretamente, incentivando a caça predatória. Mas colocar isso como iguaria em um site do governo é um incentivo indireto, concorda?

Já mandei o email pra eles, Patti. E reenviei o seu.


Beijos

Anônimo disse...

bom, não dá nem para dizer que ela já vai morrer logo mesmo. As bichinhas duram, duram....

Lorde, galinha prolifera mesmo, né? Eu sou rodeada de um monte. kkkkkkk.
Se bem que tem cada tartaruga também.

Patty, que solidão desse cara tocando essa música. Ele foi de van, montou tudo, tadinho, fiquei até com dó. Mas mandou bem. Então a música é dele, é? Tbem não sabia.


Inté

Rui Caetano disse...

Uma questão interessante. Uma boa semana.

Eliza Lynch disse...

Pedro,
não tenho um baita conhecimento de tartaruga. Mas sei que elas colocam muito ovos nas praias. O problema é que os passaros acham e comem e quando nascem, muitas são pegas no caminho da praia até o mar por predadores e as que sobrevivem ainda precisam se livrar dos predadores marinhos.

Então, acho que se for criação, eu pelo menos não veria problema ou veria tanto quanto criar galinhas, vacas e porcos para alimentação.

Agora, se for realmente só uma citação de iguarias que só rolam no mercado negro,aí deve ser até crime...É como dizer, comprem produtos piratas ou usem drogas.

Anônimo disse...

Vc tem razão, Eliza. Há muitas dificuldades com os ovos que são deixados na praia. E é justamente esse o trabalho do projeto Tamar, dar um jeito para salvar esses ovos para que essas tartarugas possam nascer em paz. E não serem comidas por nenhum tipo de predador, nem bicho nem homem.

Bjs

Anônimo disse...

Patti

Resposta encaminhada.

Have a nice night.


Beijos

Patty Diphusa disse...

Ois

Red, metido mesmo. Primeiríssimo. Vc viu que estão querendo derrubar seu primeiro lugar nos parabéns, né? Mas, Pedro, pessoalmente, foi ele mesmo. Sorry.


Eu sei que essa coisa da carne de tartaruga pega. Mas, Red, eu sei que há demanda, mas não quer dizer que a gente tenha de concordar com uma propaganda oficial do governo dizendo que a carne é sublime, né? Se o governo francês faz isso com o foie gras e o chinês com o cachorro (duvido), ema, ema, ema, cada um com seu eparema.

Sig, saudades, gatona. Mas olha só, vou concordar com o Pedro na resposta pra Eliza, tartaruga não prolifera por aí como galinhas, porcos e cia. Precisa de mais cuidados e isso envolvem as campanhas de preservação muito justas.

Betão, sou mais o Tamar também. E tks pelo parabéns, valeu.

Eliza, acho que o Pedro já respondeu, né? Pode ser que seja uma solução ter criadouros na terra dos índios, que já comem tartaruga mesmo, mas fazer disso uma iguaria para as nossas mesas, acho meio demais.

E além do mais, a caça é proibida.

Kriko, que solidão mesmo, não? Mas acho que isso tornou o vídeo ainda mais bonito.

Rui, seja bem-vindo, pode sentar, a casa é sua. Gostei da visita.

Pedro, Pedro

Vc viu que te dei razão em tudo, não? A única controvérsia é com o Red, mas já expliquei.

Resposta lida, ok?

Bjs para todos

Redneck disse...

OK, gosto não se discute. E comida também, ou se come ou não se come. E, sim, o governo chinês defende subliminarmente (eu disse isso) o consumo de carne de cachorro (é nobre e cara). Oras, então parem de comer tudo: plantas, galinhas, vacas etc. etc. Tudo é criado, pode ser criado. É opcional. Não é??

Eliza Lynch disse...

"No Brasil, o IBAMA autoriza o manejo de animais silvestres em sistemas extensivos, somente nos casos em que os animais fazem parte de uma população isolada geograficamente de outras populações, uma vez que a Lei de Proteção à Fauna Silvestre permite apenas a comercialização de animais nascidos em cativeiro. Todavia, em função do crescente interesse no uso racional da fauna silvestre, já há uma discussão em andamento, envolvendo técnicos de várias instituições, em busca de subsídios para a reformulação desta legislação (DRUMOND, 2006). "

http://www.abq.org.br/cbq/2007/trabalhos/10/10-118-193.htm

"A criação da Tartaruga do Amazonas (Podocnemis expansa) e do tracajá (Podocnemis unifilis)é permitida para fins comerciais, ou seja, o abate, mas é necessário apresentar um projeto de criação, com instalações sanitárias adequadas aos animais, deve-se ter um responsável técnico pela criação (um veterinário ou um zootecnista)e isto só é possível em condições de campo, ou seja, próximo ao local de origem destes animais. Parte da produção deve ser devolvida à natureza."

http://www.abq.org.br/cbq/2007/trabalhos/10/10-118-193.htm


"O abate e a comercialização de tartarugas de água doce, criadas em cativeiro, das espécies amazônia e tracajá está liberado pelo Ibama desde 1996. O consumo da espécie marinha, de sabor mais forte que a de água doce, continua proibido."

"Já existem dezenas de criadouros registrados pelo Ibama,nos estados do Amazonas,Pará e Acre. O Ibama estipula como peso mínimo para o abate a marca de 1,5 kg, normalmente atingida pelo animal aos dois anos. Nesse tamanho, a tartaruga tem 55% do peso aproveitável.
Para preservar as espécies e também atender ao mercado consumidor de carnes e peles de animais silvestres, o Ibama decidiu criar o Centro Brasileiro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios (RAN).
O RAN incorporou o extinto Centro Nacional de Quelônios da Amazônia, encarregado de monitorar a criação de tartarugas-da-Amazônia em cativeiro."

http://www.ac.gov.br/noticias/jul2001/n1_26jul2001.htm

Gente, não to querendo polemizar, só dei uma pesquisada porque duvidei uma pouco que um órgão do governo promovesse uma coisa predatória. Se se interessarem em ler esses textos completos nesses sites, vão ver que não existe nada de predatório nessas criações legalizadas, pelo menos no papel.

Daí, a questão de não querer comer jacaré ou tartaruga, preferir carne ou galinha é outra coisa...