novembro 13, 2008

Um belo pôr de HR 8799

Muito café e chocolate quente tem sido tomado pelos astrônomos entre os orgasmos múltiplos que andam tendo. E não é para menos. O que antes era uma "hesitação em um gráfico" agora está digitalmente fotografado. Telescópios terrestres obtiveram, pela primeira vez, imagens de exoplanetas, aqueles que não orbitam em torno do nosso Sol e sim de outras estrelas.
Ainda sem nomes, esses planetas são chamados de "b", "c" e "d" e a estrela mãe deles é a HR 8799. Um dos pesquisadores que participou dessa empreitada explica o fato de uma maneira simples, era como se antes escutássemos os vizinhos de nossos apartamentos mas não pudessemos vê-los. Agora, a porta foi aberta e podemos enxergá-los diretamente. Ou seja, arrombamos a porta do vizinho.
Como a HR 8799 ainda é uma estrela "criança" ela se alimenta de suas próprias reações nucleares. A suposição de como os exoplanetas se formaram é bastante poética, eles podem ter sido criados pelos discos de gás e redemoinhos de poeiras em torno da estrela-mãe. Com o som do Pink Floyd e todos os acessórios necessários acho que consigo imaginar muito bem, e por horas, essa cena.
Bom, a conclusão para nós, seres terrestres, é a de que aumentam as provas de nossa insignificância. E quando você tentar de todas as maneiras explicar para aquela pessoa que o mundo não gira ao seu redor resta uma pergunta infalível: você conhece a HR 8799? Não importa que ela pense que é um novo modelo de SUV ou celular, você sabe o que significa. E pode virar as costas e ir embora mais feliz. Tks, moçada da pesquisa.


Segundo sol

Nada melhor para esse momento histórico do que a música de Nando Reis na voz de Cássia Eller.


7 comentários:

Roney Maurício disse...

A foto é estonteante de bonita, mas é a tal foto digital do tal exoplaneta?

Ah, o texto não está estonteante, mas muito bonito (como a autora)...

Anônimo disse...

Adoro a forma como vc traduz física, astronomia, química. A vida, enfim.
Isso a coloca anos luz daqueles que não enxergam um palmo na frente do nariz. Impressionante, mas sempre acabamos cruzando com uns planetas estranhos e fora de órbita, não?
´
Como sempre, ótima combinação de texto e música.


Beijos, querida

Anônimo disse...

Haja poeira cósmica. hahahahaha

Sabe que agora mesmo estou com vontade de fazer aquela pergunta mágica, vc conhece a HR 8799? Tem gente que é desagradável de qualquer jeito, não?

Abraços pque o chefinho tá de volta, né?


Betão

Anônimo disse...

Fiquei com a maior vontade de viajar...quem sabe sentir outros ares e até poder ver outro sol...

Anônimo disse...

Com o som do Pink e os "acessórios" adequados eu posso criar estrelas. Boralá?


Bjs

... disse...

O máximo que conhecia era HF 5, duríssimo, HR 8799 não dá para imaginar com deve ser duro, cortante.
Mas o que mais gosto é o HB 8, porém o que mais uso é o HB o9.
ßjs.

Anônimo disse...

Obrigado por me apresentar a HR 8799.
Um dia, um astrônomo terráqueo levará um susto ao olhar a ocular de seu telescópio e ver nela o olho de um exoastrônomo olhando para ele por seu exotelescópio. Será que trocarão uma piscadela de cumplicidade ?