novembro 28, 2008

Quem pegou o charme que estava aqui?

Esse é um post bem de tiazinha e sujeito a bombardeios. Eu fui jantar com uma amiga que tem um filho de 10 anos e costuma surpreender com algumas perguntas tipo "como os gays transam?" e "você já fumou maconha, mãe?". Não vou nem entrar na questão de como essas dúvidas chegam a um menino dessa idade, vou me ater a uma coisa mais superficial, o relacionamento com as meninas. Ele tem várias garotas interessadas nele, "50% das meninas da classe", como disse uma vez. Ele contou para a mãe que uma tem investido mais seriamente e em uma de suas abordagens ela disse "você tem pés bonitos". Pés bonitos? Inovadora, no mínimo. E ele e seus amigos comentam de uma outra que veste short minúsculo com quase tudo à mostra. Querendo causar desde pequena, vejam só.
Bom, é clichê falar que essa geração está descobrindo tudo cada vez mais cedo. Mas o que me chama a atenção é uma lei da economia que os meninos estão entendendo rapidamente: quando há um grande desequílibrio na oferta e procura seu esforço de vendas diminui e, em geral, é possível bancar o preço que se quer.
Eu vi o reflexo disso na semana passada, em uma festa de aniversário. Uma hora comecei a prestar atenção na moçada que dançava na pista. Eram muito mais velhos que o filho da minha amiga mas ainda jovens que não estavam muito certos sobre as definições que tinham acabado de fazer para suas vidas. As muitas garotas faziam de tudo para chamar a atenção dos poucos rapazes que ali estavam, mesmo que distraídos ou só no caminho do banheiro. Elas, na potência máxima, ralando, suando, e eles pensando se iriam ou não estalar os dedos. Mas o que me intrigou foi que enquanto elas estavam deslumbrantes eles me pareceram muito, mas muito sem graça, sem jeito, sem sexy appeal. E, claro, sem se importarem com isso. E precisavam?
Pode ser que eu estivesse azeda (não acho que era o caso), que meu olhar esteja destreinado para essa faixa etária (bem possivelmente), ou só implicância de tiazinha (eu avisei lá em cima, tá?). Mas e se eu estiver certa? E se esses garotos estão mesmo correndo o risco de sofrerem o efeito perverso da lei do mínimo esforço? E se o que hoje pode parecer uma vantagem poderá causar mais danos do que benefícios no futuro? Não estou falando de sexo, porque a liberdade de praticá-lo, como e com quem quiser, conquistamos nós. Mas de eles desconhecerem o prazer de seduzir e ser seduzido em um jogo que às vezes pode ser lento, depende, mas é contínuo, interessante. Aquele sorriso encantador, aquele gesto na hora certa, aquela frase adequada. Que adultos mais sem charme poderão se tornar?
Claro que não dá para generalizar e há muitos que desde cedo não poupam energia para agradar a uma mulher. Mesmo sabendo que nem precisa. Mas, cuidado, quando algum de vocês encontrar alguém assim saia de perto rapidinho. A legião que virá atrás vai travar uma disputa ainda mais feroz, quase sanguinária.
Para piorar vi a capa da edição da Turma da Mônica Jovem. E, claro, tem uma Mônica avançando para beijar um Cebolinha apavorado e suando em bicas. Precisava?
A boa notícia é que teremos uma geração de mulheres guerreiras que poderão até ir para o front se um dia for necessário. Da estratégia ao combate elas saberão como nos defender. Podemos dormir todos mais tranquilos, ok?

Better Way
Mas, no final de tudo, I believe in the better way. E como faz tempo que ele não passa por aqui, vamos de Ben Harper. E a música vai para uma jovem encantadora e muito querida que sabe esbanjar charme pelo mundo.


15 comentários:

Anônimo disse...

Patti, não acho que é um post de tiazinha, acho que é um post apavorante. Das perguntas do filho da sua amiga aos garotos sem graça até as amazonas que irão nos defender. Medo!!!

E eu também acredito no melhor caminho.

Beijos

Anônimo disse...

Que trash, Patty. hahahahahahaha

E as gerações anteriores foram muito diferentes? hahahahahaha.

Tenho dó é dessa meninada na mão dessas guerreiras, viram pó, isso sim.

Bjs

anna disse...

o que acho mal nessa história é que as meninas, mesmo tornando-se rambos e james bond's da logística e do ataque, a questão sexual beira "não tem... vai tu mesmo".

o bom é que elas sabem muito bem, pelo menos o que observo, é que sabem bem a natureza dos caras.

Menos Pausa disse...

Concoooooooordo.
Tenho dois filhos adolescentes e fico impressionada com o assédio em cima deles. Desde cedo. Um deles não acha a menor graça e continua na sua mas o outro está ficando bem sacaninha e com uma imagem meio nada a ver das mulheres. Olha que é difícil explicar pra ele alguma coisa sobre respeito, carinho, atenção, com o telefone tocando sem parar. Acho que vou esfregar esse post na cara dele e mostrar que ele pode virar um bundão e na hora que tiver de conquistar alguém de verdade não vai saber o que fazer.

Estava precisando disso. hehehe

Valeu Patty

Anônimo disse...

Diacho. Uma puta meninada sem sal. Só que eles não contavam com a astúcia dos mais velhos e é aí que dançam. Se bem que tem mais velho também que tem o charme de um pneu, rodam, rodam, e só vão ficando careca.

Menos Pausa, que dó do seu filho. kkkkkk

Inté

Verbo Feminino disse...

E mais. Segundo o IBGE serão 7 milhões (sete milhões, gente!) de mulheres a mais do que os homens em 2050.

Quer dizer, ou a moda do harém pega, ou formaremos um imenso time de lésbicas, será o jeito. rsrs

Lendo seu texto fiquei pensando o quanto desse charme não era, também, pura competição feminina. "De mulher pra mulher" mesmo.

E lembrei, também, das nossas avós, para quem "menina oferecida" ou "mulher fácil" ia ficar sozinha. Elas sabiam bem o que diziam, né?

Sempre existiram as saidinhas rebolantes e maquiadas, as populares e safadinhas, que conquistavam a rapaziada e deixavam as outras a chupar o dedo.
E quase sempre, os meninos são, sim, bem mais sem gracinhas.

E as quietas, as tímidas, as magras demais, as sem peito? Essas sobram, mas faturam um pouco mais velhas, quando já não são tão quietas, nem tão tímidas, nem tão magras demais... não é incrível?

Estavam certas, nossas avós?

leve solto disse...

Patty, lembro quando meus filhos eram mais novos (e não faz muito tempo..rs) que as meninas faziam a "ponte" para perguntar: "a fulana quer saber se vc quer 'ficar' com ela", entre outros arranjos...
Realmente isso tudo é muito sem graça.
Nada mais gostoso do que a fase de conquista e sedução.
As vezes até me preocupo com meus filhos (um casal: 18 e 19)... São seletivos demais rs Acho que puxaram pra mim! Contudo fico feliz que prefiram relacionamentos que tenha o mínimo de afeto, e que não 'fiquem" com qualquer pessoa só pra beijar na boca.

Acredito que o mundo não está tão perdido assim...´
Nós, tiazinhas ou não (pra falar verdade não gosto muito deste termo... me lembra chicotinhos..rs) vivemos essa fase com mais intensidade!

Concordo com a Lu G. As magrelas, sem peito etc foram segregadas lá atrás, mas hoje estão por cima da carne seca!!! rsrsr

Ei Lu, vc também já foi uma magrela e sem peito como eu????
Pra vc ver... agora a gente fica lutando (nem tanto... rs) com a balança e achando que o peito cresceu além do que devia..rs

bjs

Mara

(Fechou o post com chave (música) de ouro!)

Anônimo disse...

Mas a gente se esforça, viu Patty?

Ben Harper é sempre bom.

Kriko, pneus, é? hahahahahaha


Abraços

Roney Maurício disse...

Quaquaqua

Que isso, Maroca? Impossível que você tenha sido sem peito...

Tiazona?

Mais quaquaqua

BL disse...

Gostei da menininha, vc tem pés bonitos. Que meiga. E a Monica pelo menos não deu uma coelhada no tonto do Cebolinha. Mas acho que ela devia ter beijado o Cascão que parece já tomou até banho. Ele é bem mais safo.

Bjs

Anônimo disse...

A gente se esforça, Betão? Mas vc já é quase um tiozão, deixa de onda. Daqui a pouco já é um pneu. rs

Beijos again, Patti

Patty Diphusa disse...

Ois

Medo, é Pedro? Imagina como a coisa está ficando feia.

A1, não era muito diferente, mas acho que a proporção geométrica está sendo cruel.

Anna, concordo. Rola muito do já que não tem outro melhor, boralá. Pena. Espero que as meninas realmente fiquem espertas.

Menos Pausa, não desiste. Continue tentando e traga seu filho para o lado do bem. rs.

Kriko, vc tem cada uma, quer dizer que são como pneus que só rodam até ficarem carecas? rs
Mas concordo que as meninas em muitos casos acabam preferindo (ou aderindo) aos caras mais velhos.


Luciana, que eu não volte na próxima encadernação como mulher. Que mundo maluco vai ser, 7 milhões é muita coisa.

E também sou da linha da Mara, daquelas que eram magrelas, desengonçadas, sem peito. Só que era tão doidinha que os meninos acabavam prestando atenção. rs.
E hoje estou na linha menos é mais também.

E vai rindo, RM, vai...

Betão, continue se esforçando. Não liga pras provocações do chefe não, tá.

BL, meiga, não? Há quem diga meigalinha.rs

Beijos para todos

E again.

Sabrina disse...

Oi, querida!!! O Ben Harper eu conhecia! Hahahaha!!! Com relação ao tema "meninos e meninas" você sabe que na minha época de pré-adolescência já era assim(estou com 30, embora pareça 20 rsrsrs)?! Lembro de gostar de um menino e ser timidamente correspondida (eu apenas não sabia o que fazer depois da troca de olhares) até que chegou uma avassaladora, da mesma idade - uns 11 - e me roubou o bonitinho, no laço...
Outro dia uma amiga professora disse que estava grávida de um menino e uma aluninha disse, "que bom, tia! Estamos precisando de homens decentes no mundo!" Que meda!!! Beijos!!!

DOIDINHA DA SILVA disse...

Meu filho tem 13 anos e "se acha";
As meninas o atacam..
Mas ainda bem que ele é um pouco ainda calmo com relação a sexo. Um pouco ainda...

Descobrí seu Blog "por acaso".Assim que puder dê um pulinho no meu Blog INVENTADEIRA DE MODA para participar de uma promoção...

Beijim

Anônimo disse...

Já viajou, Patty? E nem colocou sua caixinha. E não tem conexão, é?

Inté