julho 11, 2008

Corais em risco

Faz muito tempo que não mergulho. Mas sinto falta e sempre que me proponho a voltar termino adiando por algum motivo. Pena, é uma das melhores meditações que já fiz na vida. Você entra em um outro mundo onde seus comandos estão limitados, não tem voz, carrega um peso estranho e não tem idéia do que pode aparecer ao seu lado a qualquer momento. Mas sua visão fica muito mais apurada, sua sensibilidade quase palpável e a noção de prazer ganha uma outra dimensão.
Uma vez, em Noronha, nós fazíamos uma aposta sobre quanto tempo as pessoas levariam para mudar suas feições tensas depois de chegarem na ilha. Descobrimos que isso poderia ser menos de12 horas se essa pessoa mergulhasse logo de cara. Na volta do mergulho, o sorriso está diferente, a contemplação do lugar é outra e o olhar muito mais iluminado.
Bom, me lembrei de tudo isso quando li a matéria dizendo que um terço dos recifes de coral no mundo está ameaçado de extinção. Oh my god, foram muitos anos para que fossem formados e, agora, a temperatura da água, a poluição, as alterações locais por conta de pesca predatória, entre outras coisas, podem colocar tudo a perder. Não é só a beleza que vai embora -- e isso já é grave o suficiente -- mas nesses corais vivem 25% das espécies marinhas. Ou seja, o preço alto da nossa "evolução" também se apresenta ao mundo silencioso, inofensivo e que já gastou quase todas as armas com as quais podia se defender. Sobraram alguns tubarõezinhos brancos mas já quase desdentados. Chegamos para arrasar, baby.

Aniversário
Vi um dia desses o Redneck fazendo uma contagem regressiva para o aniversário do blog dele. Daí me lembrei que, do nada, resolvi criar um blog. E ainda consegui empolgar o Red. Tudo quase que no mesmo dia. Portanto, está chegando o aniversário do O Quem. Uau! Espero não me esquecer dessa informação de novo.

Ventilador
Foi notada uma ventania super estranha no centro da cidade na tarde dessa quinta-feira. Algumas pessoas chegaram a ligar para a Defesa Civil. Mas foram informadas por um gentil assistente de que era apenas a porta giratória da Polícia Federal que andava com movimento um pouco anormal. Mas já ia passar.
Aliás, quem não leu a crônica do Veríssimo (amo, amo de paixão) no Estadão, deveria ler. Ele fala sobre a alegria do ladrão de galinhas com a prisão de Daniel Dantas. E ele usa um dos melhores termos que já li sobre a prática dantiniana: ele opera no lusco-fusco moral. Brilhante.

Non sense
Há vários motivos pelos quais eu gosto muito desse videoclip de Electrical Storm do U2. A primeira coisa é que ter o Larry Mullen Jr com tanto destaque não tem preço. Aliás, tem uma frase muito legal do Morrisey (o Márcio Gaspar disse que é do Boy George) sobre a música I´m still haven´t found what i looking for, do U2. Ele diz que o Bono não achou o que estava procurando porque não olhou atrás da bateria. E lá está Larry, batendo, lindo...
Outra coisa sobre o vídeo do Storm é que dou muita risada porque é um roteiro completamente sem sentido, nada se explica, nem as idas e vindas da sereia, nem porque o Larry fica tirando aqueles cacarecos do mar e muito menos a passagem estranha de um veado que altera todo o quadro de romance dos dois. Em algum lugar eu já li uma explicação para o sentido de tudo isso, mas quando se precisa explicar... Whatever, o vídeo foi dirigido pelo fotógrafo holandês Anton Corbijn que eu adoro. Por tudo isso, vale a pena.

10 comentários:

Anônimo disse...

Patti, comentário em janela agora? Boa.

Um ano? Quando? Vamos ter de comemorar o meu niver tbem, afinal o Pedro nasceu para o seu blog, não é ? rs.

Mergulho com cilindro deve ter mesmo outra proporção, eu sei. Mas snorkel em Noronha não conta? Claro que conta, alguns minutos e tudo muda à sua volta.

Sobre o vídeo, querida, sinto muito. Mas ter o Larry mais perto não faz a menor diferença pra mim. Ele não passa de um baterista (e nem é dos melhores, mas isso até vc concorda, vai).
Não tem pé nem cabeça mesmo e a música é legal, mas o U2 tem melhores. E o Corbijn dirigiu isso? Devia ter continuado fotografando.

Beijos, querida

Roberto disse...

Oi, Difusa!

Estou numa pequena lan house, é incrível como mesmo o fim de mundo pode se conectar. Se bem que na verdade que essa banda aqui é bem estreita, isso quando funciona. RS.

O sentido de tudo isso? Bem, clips não precisam fazer muito sentido...

Mas arrisco um sentido pra tudo isso: o mar é a liberdade, a pura beleza e a pura contemplação, como você bem descreveu sobre seus mergulhos em Noronha.

Ele retira deste mar coisas materiais de que não precisamos, a começar por uma televisão... E tira de lá sua sereia. Sereia que só sobrevive em uma pequena banheira, como nós em nossos pequenos mundinhos. Ele tem um belo romance com a “sereia”, mas a bichinha vai sufocando, claro. Um veado, que é a representação da natureza e da liberdade, passa pela janela e a sereia percebe que não se contenta com sua pequena banheira. Ele a devolve ao mar e à liberdade. Pode ser isso, não?

Gostaria de dar um mergulhos com você. Prometo devolvê-la ao mar.
Beijo,

Roberto

Reiko Miura disse...

Pedro,
Ter o Larry por perto não faz diferença e ele nem é dos melhores!!!!!!!??????????

Agora você pisou pesado no calo da Patty! Nos 10 calos, se ela tiver calo em cada dedo do pé. Por essas duas afirmações acho que você vai levar castigo. Que meda.

mas Patty, gostei da porta giratória. O pior é que agora tá um entra-e-sai danado. Entra de manhã, sai de tarde. Volta no dia seguinte, sai de tarde. Pô, nem dá tempo de se acostumar com a notícia e ela já caiu!

bjs.

Anônimo disse...

Andarilha, esse v�deo e a baba�o no Larry s�o pura provoca�o. Coisas de Patti...s� reagi.rs

Vai me dizer que vc tbem � f�zona do Larry? Que vcs duas amam o Eddie Vedder eu j� sei...

bjs

Patty Diphusa disse...

Ois

Roberto, bom ver vc por aqui. Lan house? E ainda conseguiu ver o vídeo, que bom.

Acho que vc está certíssimo sobre o vídeo. Vou até ver de novo sob o seu olhar. Perfeito.

Podemos mergulhar sim. Me devolver para o mar? Difícil...rs.

Pedro, menino, me provocando, hem? Vai ficar de castigo sim..a Andarilha está certa. rs.

Olha, o Larry pode não estar mesmo na lista dos 10 melhores bateristas, mas na dos 15 está, ok? E deixa de ser ciumento.

É mesmo, temos de comemorar um ano de Pedro. Mas acho que ele nasceu um tempo depois do blog, não? De qualquer forma, celebraremos.

Andarilha, uma ventania nessa porta. Afe. Pior é um que sai e volta em seguida. Dios mio...Agora nada se compara aos nomes das operações...Agora teve capitão gancho, viu?


Bjs para todos

Anônimo disse...

ótimo post, patty. só uma coisa: a tal frase sobre bono/mullen é do boy george...

leve solto disse...

Mergulho?

Acredita que apesar de eu nadar super bem morro de medo de mergulhar? Preciso vencer essa barreira pra poder comentar a respeito...

bjs

Mara

Anônimo disse...

Eu já acho que o larry é tão perfeito que, na verdade, está tirando aquelas coisas do mar, porque está arrumando a casa da sereia...isso é que é namorado!

E o veado, não é um veado qualquer, acho que é o Bambi...

Infelizmente a ventania parou, graças ao nosso valoroso STF e ao sempre determinado Gilmar Mendes...que competência do cara, né não? trabalha de madrugada, faz hora extra, tudo para não deixar o banqueiro amigo passar outra noite na cadeia. Imagina se ele resolve agora fazer o mesmo pelos mais de 210 mil presos que estão em cadeias brasileiras esperando uma decisão??? Nossa, ia ser uma verdadeira revolução! Vamos torcer para menino gilmar continuar empolgado desse jeito!

Patty Diphusa disse...

Ois

Mara, vc acredita que eu morria de medo até de nadar? Decidi romper tudo de uma vez, fui nadar e mergulhar. rs

Aiaiai, perfeito, não? Limpando a casa e tudo....

Tenho certeza que esse Gilmar será bem remunerado pelas horas extras de trabalho. Salve tanto empenho.rs

Bjs

Patty Diphusa disse...

Marcinho, Boy George? Sure? Eu já li com o Morrisey, mas tem mais cara do Boy George mesmo.

Bjs