julho 21, 2008

Não, meu amor, nããããããão.....

Sábado em um longo almoço com alguns amigos -- esses são sempre os melhores encontros, não? -- um deles disse uma frase sobre a Elis Regina que pressupunha uma longa amizade entre os dois. Eu sei do amor que ele sempre teve por ela e como, de alguma maneira, isso o manteve ligado à cantora. Mas é engraçado observar como nos sentimos próximos de alguns artistas, e sob a influência do que imaginamos deles, durante a nossa vida. Uma amiga uma vez me disse que ela já se sentia quase parente do Leonardo Di Caprio de tão íntima da Gisele que tinha ficado todos estes anos.
Me lembrei disso quando vi o Martin Donovan na série bobinha Ghost Whisperer onde ele fazia o papel do pai da péssima Jennifer Love Hewitt, que "see dead people". Eu levei um susto, fiquei sem ar e tive vontade de ligar na hora e pedir para ele trocar de empresário. Não, meu amor, nunca mais aceite papéis como esse. Está certo que não será a primeira vez que ele pega alguns personagens que estão à deriva, mas nunca colocou tanto o pé na lama. Apesar de bom ator, e já ter recebido alguns merecidos prêmios, nunca esteve no primeiro time de Hollywood, mas eu não deixo de gostar menos dele por conta disso. E esse relacionamento já dura anos.
Na verdade, não são apenas seus lindos olhos azuis ou sua boca tão bem delineada que me fascinam. Isso tem muito menos a ver com o físico mas muito mais com o seu charme, o olhar, o mistério que exige paciência para ser decifrado além da capacidade de surpreender. E quando quer dar um recado, sem falar nada, você pode estar a metros de distância mas vai entender. Ele é o tipo do cara que pode fixar seus olhos no seu por vários minutos enquanto você desfila uma série de argumentos idiotas para no final te dizer, calmamente: "Meu bem, eu sei que você é traficante".
Eu tive muitas discussões com o Redneck quando me recusei a acreditar que Donovan, realmente, tinha sido morto em Weeds. Para começar que ele e Mary-Louise Parker, a charmosésima protagonista da série -uma das melhores dos últimos tempos -, têm uma química incrível que já tinha aparecido em alguns filmes, como Pipe Dream. Depois porque tem dois momentos que, para mim, foram provas de amor incondicional, coisa rara hoje em dia quando tudo depende de como você se comporta e que tipo de jogo está disposta a fazer.
No papel de um policial do departamento anti-drogas, Donovan se apaixona por Nancy, a viúva que para sobreviver em Agrestic, um fictício subúrbio da grande Los Angeles, se torna uma dealer de uma rede de traficantes quase que doméstica. Para que eles possam ficar juntos ele, inesperadamente, a leva a Las Vegas para se casarem e, dessa forma, lhe dar a garantia jurídica de que nunca poderá depor contra ela. Na prova número dois, ele liga pedindo que ela colocasse em determinado canal na televisão. O noticiário mostra a polícia em ação em um bairro e ele, ao fundo, no celular. Logo em seguida ele dá uma entrevista, como chefe da operação, dizendo que desbaratinou uma rede de traficantes naquela região e que, agora, a vizinhança estava livre. De volta ao telefone, ele lhe diz: "não sabia o que te dar de presente de casamento, então resolvi te dar um bairro". Assim, sem questionar, sem julgar...
Esse estilo donoviniano, aliás, foi o responsável para que eu me apaixonasse loucamente em menos de 12 horas e continuasse assim pelos seguintes 12 anos. Não era uma semelhança física, mas o mesmo charme de quem sabia fazer a coisa certa na hora adequada. Por essas e outras que dou graças a Deus de terem sido só quatro episódios em Ghost Whisperer -- um deles já como fantasma, mas viramos todos fantasmas, não? -- e esse martírio ter acabado.

Me respire
Meu amigo Afonso me falou um dia desses da cantora australiana Sia que não tinha me dado conta de que era a Sia Furle uma das vocalistas que passou pelo Zero 7. Ela lançou três discos solos e um de covers onde gravou Paranoid Android, do Radiohead, que é belíssima. Breathe me, que estou colocando aqui, é do álbum Colour the small one, de 2003. Mas tem sido tocada e retocada nos últimos anos e fez parte da trilha de Six feet under.

"Be my friend
Hold me, wrap me up
Unfold me
I am small and needy
Warm me up
And breathe me"

7 comentários:

Redneck disse...

Patty, ele, apesar de fantasma, sempre quis te dar um bairro também. Você, teimosa, achou que dead people it's over, o que não é verdade. Chama que ele vem. Se a tua amiga é amiga do Di Caprio, nada mais é impossível. Eu continuo chamando, chamando ... Beijo!

Anônimo disse...

a música é belíssima e a Sia é, certamente, especial - já conhecia ambas. ah! como eu gosto de cantoras! valeu a iniciativa de compartilhar com os simpáticos navegantes desse aprazível sítio. bjs!

Anônimo disse...

Patti

Realmente, provas de um amor incondicional.

Conhecia esse cara de filmes, não sabia o nome dele. Mas a sua descrição dele me chamou a atenção, eu tive a impressão de que vc estava em frente a um espelho. Uma versão bem feminina, falando do que entende bem. Charme, mistério, sedução, se fazer entender a quilômetros...


Eu não sabia que vc poderia querer um bairro. Me desculpe pela desatenção. Pode ser a Vila Madalena?

A música é mesmo linda. E o Paranoid Android, se já é dose com o Thom Yorke, com ela é de cortar os pulsos.

Beijos, querida

Anônimo disse...

Duro vai ser limpar a Vila Madalena.

Linda música, a Sia é mesmo muito boa.

Abraços

Betão

Anônimo disse...

Que romântico. kkkkkkkkkk
Te dou um bairro para vc reinar com seu bagulho. kkkkkkk
Eu sei o que vc fez no verão passado. kkkkkkkk


Vc tinha de ser diferente, né Patty. Todo mundo fala de outras cenas românticas, vc dá esses exemplos malucos. kkkkkkk

Adorei. Que série é essa? Quero ver.

Já que o "romantismo" está no ar, Lorde, quero dizer que me sinto uma privilegiada por ter visto essa sua paixão nascer, crescer, e te deixar de quatro. kkkkkkk

Patty, eu adoro essa música mas juro que achava que era a Dido. Olha só, Patty também é cultura.


Inté

Anônimo disse...

Kriko

Eu também me sinto um privilegiado por vc ter acompanhado todo esse processo.

Bjs

Patty Diphusa disse...

Ois

Red, não sei se fantasmas devem voltar. Continuo sendo teimosa?

Marcinho, adorei o aprazível sítio.

Pedro, fiquei sem palavras. Gostaria muito que tudo isso fosse verdade. Mas tenho minhas dúvidas, não acho que eu seja tudo isso. Mas sei que vc é demais, tks.

Betão, vai ser difícil mesmo. rs

Kriko, não sei se são tão malucos. São incondicionais, o que é o mais importante, não?

A série é Weeds e passa na GNT. Não tenho visto ultimamente, não sei se ainda passa. E sem o Donovan, snif...

Vc viu só como o Lorde é docinho também com vc?

Beijos para todos