setembro 15, 2008

O cristal e o vidro

Com a idade me tornei uma pessoa menos explosiva. Isso não quer dizer, entretanto, que não seja dada a explosões. Só a freqüência diminuiu. Mas em todos os casos a minha raiva se dirige a algo ou alguém. Sexta-feira passada tive uma experiência inédita, a combustão sem alvo ou platéia. Chegando de viagem e movida a um acúmulo de problemas que não vem ao caso relatar, estava sozinha, no meu escritório, quando peguei um copo que tinha acabado de tomar água e joguei na parede. Um ato estranho para mim, arremessar algo com uma raiva que não foi direcionada a ninguém, apenas o desabafo em quadros. Na hora que arremessei o copo já pensei, "onde está a vassoura?". Mas, infelizmente, foi quando lembrei que cristal é cristal e vidro é vidro. O copo que joguei na parede não era de requeijão, juro, mas devia ser muito próximo. O desgraçado não quebrou, nem uma lasca. Foi um momento de muita frustração, uma catarse interrompida. Como não juntar os cacos, em lágrimas, com toda a vítima que pode habitar o seu ser naquele momento? E ainda ver aquele puto daquele copo dando uma, duas, três reviravoltas e acabar no meu próprio pé? Odeio a Santa Marina, odeio todos os copos quase que inquebráveis. Odeio não ter força nem para estilhaçar um copo na parede. Odeio ter que jogar um copo na parede para conseguir permanecer por aqui. E ainda escutei ontem de uma amiga: a certas pessoas não foi dada a licença da loucura, nasceram lúcidas e vão morrer lúcidas. Socorro, me deixem enlouquecer. Hoje, o meu olhar para minhas taças de cristais foi do mal. Acho que elas entenderam o recado: amigas, vocês serão as primeiras assim que eu conseguir minha licença. Sorry.

Antes que eu esqueça
Estava viajando e não pude comentar. E os 36% podem me criticar à vontade. E espero que critiquem porque sempre considerei a unanimidade burra. Mas 64% de aprovação em segundo mandato é dose. Inegável. Em Manaus, ver o povo esperar lá fora só para ver o cara passar na saída de um evento, com os olhinhos brilhando, é fascinante. É de estilhaçar qualquer oposição. Que, aliás, se mostrou muito mais fácil de quebrar do que aquele puto do meu copo. Mas, na verdade, sempre soube que eles eram de cristal.

Lithium
Se é para pirar, nada melhor que Nirvana. Para você, Kriko. Boralá, se não consigo quebrar nada, que pelo menos alguém quebre sua guitarra. Uma semana enlouquecida para todos. Porque a minha promete.

14 comentários:

Anônimo disse...

sei bem dessa coisa de "copos que não se quebram", de "raiva que não se consegue botar pra fora", de travas inquebrantáveis e de represas contidas. a vida é até boa, minha cara; o que estraga é o tal do ser humano, e esse sistemão esdrúxulo que ele inventou pra conviver em grupo. definitivamente, não me encaixei, não me encaixo. e o tempo regulamentar tá se esgotando, 'ya lo siento'.

Anônimo disse...

Se a cada acesso você soltar um texto divertido como esse, tá liberada pra pirar...

Sobre os 64% eu teria, na verdade, comentário a fazer; mas meu bom senso (e a dúvida quanto ao que você tem nas mãos agora) insiste pra que eu fique quieto. A não ser que você faça questão...

Anônimo disse...

Patti, posso até te ajudar a quebrar os outros copos. Mas as taças, não, por favor. Senão onde vamos tomar vinho?


Beijos

Anônimo disse...

Uma hora o Kurt ia ter de reinar por aqui, né Patty.

Não leva a mal, mas é muito patético mesmo jogar um copo na parede e ele não quebrar. kkkkkkkkk E ainda vir parar no seu pé. kkkkkkkk Ainda bem que não tinha ninguém perto pra ver sua cara.

Ué, o Lorde agora não assina?

Inté

Anônimo disse...

Ainda bem que foi na parede, esse copo na cabeça de alguém faria um estrago. hahahahaha

Kriko, acho que ele quer ficar anônimo. hahahaha


Abraços

Betão

Anônimo disse...

entendo muito bem o que vc e o márcio dizem. Também quero a licença pra a loucura.


Bjs

Anônimo 1

Anônimo disse...

Esse post é de uma sinceridade desconcertante. Acho que estou há cinco minutos tentando escrever algo. Você, muitas vezes, me desarma da "K". E me transforma num sei lá o quê, perdido por aqui. Mas, queria dizer que te entendo. Em cada pedaço do copo não quebrado. Como se diz isso sem parecer piegas? Ou manual de auto-ajuda?

Estou torcendo para um jardim renovado pra vc.

beijo.

... disse...

Olá, Patty, gostei da sua visita.
Pois não acredite em santa nenhuma elas são sempre santa sentadas. (todas, sem exceção)
Não peça opinião para amigos e amigas, também sempre são sentados,acredite em vc. O resto é resto.
Não dê trégua, vai na sua, o Nirvana apesar de músicas gostáveis , o cara precisava de um picadeiro ou um galho na floresta. Por final tudo sempre ótimo comigo
Aß.

Anônimo disse...

oi Patty, obrigado pela visita. sou apaixonado por new order e mais ainda por joy division.

se for enumerar as músicas que gosto dos caras, me reserve parágrafos que eles não terão fim...

sobre seu post, que desabafo! se puder opinar lhe diria, permita-se. mas do que vale os conselhos de um louco afogado em suas maluquices? rs. beijos, espero sua volta. R.

Junkie Careta disse...

Patty, me perdoe a sinceridade de confessar que quase tive uma choque anafilático de tanto rir. A missão desse copo aqui na terra deve ser bem grande(kkkk)
Tive um ataque desses com um depertador que se atreveu a me acordar num domingo às 9 horas da madrugada. Devo dizer que ele não teve tanta sorte quanto o seu copo...Teve uma morte cultural gloriosa, assassinado por uma livrada(Many years from now, biografia de Paul McCartney).

Sò fiquei assustado com a profecia de sua amiga. Será que o contrário também é verdade?será que os loucos nunca se tornarão lúcidos?

Obrigado pelo gentil comentário.

Grande abraço

Anônimo disse...

Junkie Careta, quem nasceu pirado, morre pirado. Não tem licença pra lucidez.

Não sei o que é pior, sabia?

Inté

BL disse...

Ô dó !!!!!!!!!!! Pelo menos vc se livrou do copo? Exorciza, joga fora.

Abs

Patty Diphusa disse...

Ois

Márcio, meu tempo também.

RM, tks. Pensando bem, deixa para lá os 64%, ontem já tive cota suficiente dos 34%. rs.


Anônimo, quer tomar vinho comigo, é?

Anônimo 1, licença para todos. Já.

Kriko, patético. Isso mesmo.

Betão, na cabeça dificilmente iria. Mas não coloco minha mão no forno da cerâmica.

K, eu desarmo a K? Nossa, isso é um elogio e tanto. E obrigada pela torcida. Vc é muito querida.

Fernando, não acreditarei em santas sentadas. Nem em santos. Vou me ouvir mais. Bom te ver aqui.

R, Joy Division, saudades. Me permitirei. Tks. Voltarei lá, com certeza.


Junkie, pode rir à vontade. E não tive nem um pouco de dó do seu despertador. Teve até mais do que mereceu.

BL, pior que não joguei fora. Agora não sei qual é, teria de jogar todos os copos fora. Vixi.

Pirem todos

Bjs

Eliana Mara Chiossi disse...

Pathy,

texto delicioso, com certa dose de acidez, que traduz certos momentos da minha vida também, com pessoas que de certo modo são como esses copos ordinários que não quebram, rolam e ainda machucam o pé da gente.

Adorei o texto, mas gosto muito também de como você aparece quase transparente no texto, com todo humor e com toda a explosão do momento.


Beijos