março 11, 2009

A cor púrpura no meu cais

Ponte Ross, na Tasmânia. Foto de Sam Abell.


Ilha de Skye, Escócia. Foto de Jim Richardson.


Estrela-do-mar em Sulawesi, Indonésia. Foto de Wolcott Henry.


Rockport, Maine. Foto de Ira Block.



Joshua Tree, no deserto de Mojave, Califórnia. Foto de Tim Laman.


Festival de Edinburgh, Escócia. Foto de Jim Richardson.


nossa senhora da flor roxa
rosai por nós
assim na vida
como no chão
a primavera de cada ano
nos dai hoje
encantai nosso jardim
assim como encantamos
o do vizinho
e não nos deixeis cair na tentação
de esquecer tuas flores
(Alice Ruiz)


Sensível
Não se trata de uma cor fácil. Teoricamente, diz respeito a um tom entre o vermelho e o azul. Mas qualquer sensibilidade na retina a essas duas cores já muda toda a percepção e denominação. Mas o melhor é seu histórico, nobre, altivo. Durante muito tempo, a cor era obtida de moluscos do Mar Mediterrâneo, muitos dos quais foram extintos nesse processo. Isso resultou em um dos mais caros pigmentos naturais do passado remoto. E, claro, uma cor dos nobres, das roupas dos imperadores romanos e até Nero chegou a ameaçar cabeças que ousassem vestir algo dessa tonalidade.
Para mim, hoje, ela herda a sensualidade do vermelho e a placidez do azul. E esse post que as tonalidades não o deixam monocromático só está aqui, claro, porque sonhei em púrpura. Uma mandala púrpura.
O bom disso aqui é poder fazer um post sobre uma cor. Sobre o que eu quiser. Quem não gostar, sorry. Volte outra hora.

Start wearing purple
Os doidos meio ciganos meio punks do Gogol Bordello.

18 comentários:

Eliana Mara Chiossi disse...

Pathy, ando difusa. Agitadíssima em casa, presa. E havia combinado, na agenda do Ano Novo, voltar pra yoga, começar a meditação. E estou precisando disso tanto agora. Jesus me abane, que falta de paciência pra ficar em casa.
Aí, insone, vim te visitar, e adorei as cores. Estou muito, muito distante das crises econômicas e sociais e relações exteriores.
Talvez eu esteja ficando meio burra social. Talvez só uma miss pode ser feliz neste mundo.
Gosto demais de você.
E as fotos, e as cores.
Vou dormir. Ou quase!
Beijos

Roney Maurício disse...

Eu gostei. E as fotos são maravilhosas...

Quaresma? rss

Nicolau disse...

E engraçado. Eu também estava sentindo falta de cores.

Anônimo disse...

onde a realidade teima em ser cinza, o púrpura é a luz.
a luz do alvorecer.

Anônimo disse...

E você deve ficar linda de púrpura.

Beijos

... disse...

...é isso aí garota. Quem não gostou coma pouco.
Uma parte da história dos pigmentos está no" Naturalis História" ano 77 do Plínio, O velho.
Livros legais 37 volumes, mas difícil de ler, onde as " normas" da retórica estavam presentes ao máximo.
ßjs∞

Anônimo disse...

'a rosa púrpura' de woody allen, a 'purple rain' de prince, o 'purple haze' de hendrix, a 'color purple' de spielberg... não há dúvida: é mesmo uma cor muito especial.

Anônimo disse...

Doidinhos é pouco pra essa turma do Gogol. Talvez por isso goste deles.

Foi do púrpura que veio a purpurina?


Inté

Anônimo disse...

Uau... lindas todas as nuances da purpura. Faz um bem pra alminha....!
Adorei o Gogol da Kriko.
Beijocas

Anônimo disse...

Meu, Aurora? E o que eu ia fazer com esses malucos lá em casa? tá bom, tá bom....


Inté

Redneck disse...

Patty, vou partir para o baixo cromão: além das peculiaridades que você cita sobre a cor, ainda tem alguns de nós (não é o meu caso) que adoram proclamar aos quatro ventos que tem aquilo roxo. Outros ficam roxos de inveja. E alguns (então, tá!), púrpuras de vergonha. No caso, a cartela cromática do roxo com as respectivas variáveis é usada para um monte de circunstâncias. E, depois, quando a pessoa volta para casa com o olho roxo (ou, pior, joelhos, cotovelos e mais alguma parte), não entende porque. Aliás, você encontrou explicação para o roxo-breu de ontem? Beijo!

Junkie Careta disse...

Sensível,inteligente e original post baby. Adoro o rôxo, o púrpura, o lilás. Pra ler ouvindo Purple haze do Hendrix, Purple rain do Prince e Lilac wine na voz de Jeff Buckley.

Tô falando de pessoas intensas como vc no meu último post, e do preço que se paga por isso, e as consequências que essa intensidade tem nas nossas vidas e na de quem nos rodeia.Apareça quando tiver um tempinho.

Bjo

peri s.c. disse...

Gostei do pupúreo post.

leve solto disse...

Sorry.... mas... ADOREI!!!

A cor me faz bem, me faz bem, me faz bem...

As fotos lindas...

E sua "escrita" sempre impecável!

bj

Anônimo disse...

Eu gosto desses tons! Mas não largo o meu vermelho...para admirar. (nao uso vermelho com frequencia)


Beijos, linda.

Patty Diphusa disse...

Ois

Tks, moçada. Púrpura é mesmo especial, não? quanta gente curte, olha só.

Eliana, falta pouco, não? calma, tudo vai dar certo.

RM, não é que foi? quaresmei.

Nicolau, a sua solução de cores foi perfeita.

Hélio, e agora no outono também toma conta do entardecer. Céus bíblicos. É a minha estação preferida por conta disso.

J. Fox, não aposte nisso. Em todo caso, vc verá.

Fernando, imagino como deve ser difícil essa leitura com tantas retóricas. Vc leu tudo?

Márcio, não é? O título tentou misturar um pouco disso. Não tem purple sem rain e haze, em primeiro lugar.

Kriko, sabe que não sei se a purpurina veio daí. Boa pergunta.

Aurora, que bom. Fico feliz.


Red, adorei o baixo cromão. Eu acho que a explicação do roxo-breu era aquela mesma que nós havíamos imaginado.

Junkie, irei lá. Sempre é bom qdo vc coloca um post novo. Delícia.

Peri e Mara, tks a lot. Gosto qdo vcs passam por aqui.

Celine, vc pode não usar vermelho com frequencia, mas é, com certeza, a cor da sua alma.


Bjs para todos

GUGA ALAYON disse...

purple haze total. Lindo!

Patty Diphusa disse...

Oi Guga, bom ter vc por aqui. Tks.

bjs