abril 27, 2009

Amarelão

Eu encontrei no final de semana uma amiga de longa data. E me lembrei que durante uma época ela dizia que eu era fixada pelo amarelo. Eu tinha algumas coisas amarelas, mas daí a dizer que eu era louca pelo amarelo era muito diferente. Não era uma cor que, conscientemente, estava entre minhas preferidas. Ouro, talvez. Então, claro, neguei, neguei. Até um dia que ela me mostrou uma foto que tirou de mim e da minha filha na praia. Eu estava com um biquíni estampado que predominava o amarelo. Minha filha estava de maiô amarelo sentada em algo quase amarelo que devia ser minha canga ou toalha. Do lado dela uma sacola, vejam só, amarela. E um doce para quem adivinhar a cor do baldinho que ela brincava. Se a fotografia gritasse eu teria visto suas amígdalas.Tive de admitir, foi uma fase que, realmente, amarelei. Mas passou. E de repente me pego, agora, olhando bastante para o amarelo. Não sei o que isso significa, se é que quer dizer alguma coisa. Provavelmente nada, mas se for algo é bem provável que eu demore muito a perceber. Sabem aquela pessoa capaz de fazer terapia por anos até se dar conta de que não confia no terapeuta, que passa carnaval no Rio sendo tão pouca carnavalesca e aprende violão sem conseguir assistir um show inteiro do Yamandu Costa. That´s me. Por isso, a Life in color desta semana e do National Geographic. Pela cor, que é brilho, que é luz, e pela minha pasmaceira. Na próxima “encadernação” quero uma antena parabólica como item de série.

Mulher se protegendo do sol em Diafarabe, Mali. Foto de Michael S. Lewis
O reflexo de um barco em Quebec´s Forillon National Park. Foto de Michael Melford.
Um Plymouth e a casa colorida em Lanay City, Havaí. Foto de Jim Richardson.

Uma construção em San Miguel do Allende, México. Foto de Gina Martin.

A luz refletida nos vidros de uma escada na Universidade de Colorado. Foto de David Evans.
Outono em Whashington, DC. Foto de Stacy Gold.

Turista acidental, again.
Estamos de volta com o serviço de utilidade pública para os viajantes que caem de paraquedas no Wisconsin, no Arkansas, em New Jersey ou no Texas. Seja onde for sempre vai ter um cidadão simpatiquinho dizendo algo que você não "capta" na primeira hora. Provavelmente alguém que você vai querer matar em seguida.
Extheist - Aquele que cresceu em uma religião e abandonou a prática mais tarde. Não chega a ser um atheist, está mais para ex.
Blackburied -- É o que você se torna quando passa o dia preso no seu Blackberry tentando ler todos os emails que chegam.
Dejabrew -- Aquele estado que você começa a lembrar o que fez na noite anterior depois de tomar todas. Tem parentesco com o deja vu. E acho que podia ter uma variação para dejabeer.
Yellular -- Nada a ver com o yellow acima, vocês sabem disso. Está relacionado às pessoas que gritam no celular para tentarem serem ouvidas quando a conexão está péssima. E tem aqueles que gritam de qualquer jeito.
Por hoje é só.

Mix
Não, não, não é a tradicional viagem no submarino amarelo, nem a música que o Chris Martin diz que a Gwyneth Paltrow amarelou e tudo é lindo no amarelo, nem a incompreensível Yellow Lebetter, do Pearl Jam. É outra miscelânea.

16 comentários:

J.Fox disse...

Belas imagens. O Plymouth é uma graça. Mas senti falta da sua foto na praia.

Sinto muito mas não vai ser dessa vez que você vai me convencer dessa pasmaceira. Tem de devolver a parabólica de agora antes de pensar na próxima. Nem vem.

E show do Yamandu deve ser muito chato mesmo. Fique tranquila.

Beijos

Nicolau disse...

Há uma lenda entre os pintores segundo a qual só as crianças e os muito velhos têm talento para usar o amarelo. É uma cor muito intrigante.

Lindas fotos e ótimas músicas.


Beijos

bloke in blue disse...

As fotos são mesmo lindas e, apesar de azul, adoro o amarelo.

Um beijo.

leve solto disse...

Que máximo!!!

Patty, vc me fez lembrar da minha fase "amarelo"...rs Sim, roupas, objetos etc.. Eu adorava a cor e as pessoas ao meu redor sabiam que era uma referência só minha!!! rsrs

Hoje, passou... ainda bem... rs

Lindas fotos.

saudade de vc

bj

Mara

Orlando disse...

Dejabrew bate comigo, às vezes. Às vezes. Já yellular pode ser um esporte paulistano, ou até nacional. Belos amarelos. Belo Morrissey.

anna disse...

amigo é memória.
ainda bem.

sarah k disse...

Amarelo é vibrante, caloroso... me remete ao sol, verão, calor, alegria. Pq se diz sorriso amarelo, rs? Deve ser só questão estética ... sei lá.

Ah ... parei aqui por causa do Mô Blog e qdo vi as fotos não resisti comentar.

E eu tb gostaria de uma parabólica se me permitissem na próxima vez ... rs, mas ia desligá-la qdo bem entendesse.

valeu!
bjs
;-)

A1 disse...

Patty, tem algo errado. Nada contra as músicas, gosto delas, muito menos contra as fotos, muito bonitas. Mas o colorido de umas não está combinando com a deprê das outras. Vc percebeu? hehehe

Bjs

Krikoland disse...

Dia de dejebrew, dejabeer ou dejoescambau é dia de pulo na cadeira. Toda hora que vc lembra de alguma coisa, credo.

É, as músicas são legais mas concordo que está meio downzinhas pro amarelão.

Inté

Patty Diphusa disse...

Ois

J.Fox
Se eu colocasse a minha foto na praia aqui ia estourar tudo. Tem idéia do que é todo aquele amarelo na areia?
Bondade sua achar que eu já tenho uma parabólica. Tks, vc é um amor mesmo.

Nicolau
Acho que essa lenda deve ser muito verdadeira. Vc tem um que de pintor, não?

Homem de Azul
Eu sempre achei que o azul era algo com um sentido especial pra vc. Mas não tinha dúvidas de que vc é muito colorido.

Mara
A gente tem uma conexão, não? histórias muito parecidas. rs
Saudades tbem.

Orlando
Odeio o dejabrew, na verdade. Porque, como disse uma amiga minha, a pior ressaca é a moral.

Anna
O legal é que tenho amigos que guardam a memória mais recente e outros que lembram até do que Deus duvida. Assim, posso fechar o quadro.

Sara K.
Que bom que vc deu uma parada para comentar. Gostei muito.
Sorriso amarelo pra mim é o meio sorriso, quase um nada. Pque ele é amarelo? Talvez pque só caibam nas crianças e nos velhinhos, como disse o Nicolau.

A1
Se percebi, não captei. Na verdade, se elas são deprê podem caber em qualquer cor. Qdo vc está deprê, vc pode passar em frente a um beija-flor que está no seu momento máximo com a flor, vc vai achar lindo...e triste. Não adianta. Se vc está bem, a sua trilha sonora será outra, claro.

Kriko
Tem mais coisa que vc pula na cadeira qdo lembra. Experimenta fazer listas do que vc já fez.

Bjs para todos

Claudio Boczon disse...

amar é o elo

ducas as fotografias

Vee disse...

In the town where I was born
Lived a man who sailed to sea
And he told us of his life
In the land of submarines
So we sailed up to the sun
Till we found the sea of green
In our yellow submarine

O resto you know, you know!



Beijos e aparece mais vezes, viu dona Patty!

Anônimo disse...

Patty:

A matéria mais empolgante que herdei de meus tempos universitários e que dou umas fuçadas até hoje, é Psicodinâmica das Côres.O amarelo nas obras de Vincent van Gogh significa ansiedade e angústia; vide "Terraço do café em Arles à noite".Nas embalagens,com uma leve mistura de pigmento vermelho,incita o apetite.
Simbolo da luz,irradia em tôdas direções,alerta,euforia,iluminação,idealismo,etc...etc...
É literatura e estudo muito vastos.
Achei assunto sério.Poderia ter feito uma piada de 2 linhas e/ou você ter consultado os universitários.CQD não CQC.

Abração

Günther.

Patty Diphusa disse...

Ois

Cláudio
Feliz com sua visita. E com o comentário.


Amélie
Apareço sim, prometo. Mas podemos nos falar por email tbem, no?

Günther
Corri para ver o quadro. Lindo e o amarelo, realmente, prende as pessoas em um mundo à parte.
Acho fascinante a psicodinâmica das cores e gostaria de entender mais disso.
Mas, por enquanto, estou tentando entender o significado da volta do amarelo na minha vida. Tks pelo comentário.

Bjs para todos

Irmã Moura disse...

Querida Patti,


Que saudade! Veio aqui e só trabalhou....uuuuuuu. Vc me fez lembrar uma amiga que tb adora amarelo e principalmente na nossa adolescência e eu como boa "dark" me arrepiava! mas hoje passado e muito a nossa juventude ela ainda curte a cor e eu já não me arrepio tanto, apesar de não ser a minha cor preferida. A minha cor é a FLICTS, segundo meu livro querido de infância do Ziraldo. ADORO! Agora é inegável a belaza das fotos e viva o amarelo!

beijos

Irmã Moura

Patty Diphusa disse...

Irmã Moura

Viu só? Contrariando tudo fui ao Rio, trabalhei, trabalhei, e voltei pra descansar em SP. rs.

Imagino o seu horror ao amarelo na fase dark. rs

Saudades tbem, vem pra cá.

Bjs