abril 30, 2009

Pensar emagrece

Eu estou finalizando um projeto que pode acabar em livro. E que fará sucesso, com certeza. Mas vou adiantar umas partes aqui. Trata-se de uma dieta que se baseia no poder da mente. Como tive a idéia? As pessoas vivem me dizendo que para emagrecer você precisa comer de três em três horas senão seu organismo acha que você não irá se alimentar tão cedo e começa a armazenar gordura. Tudo que você comeu antes dessas três horas vai se transformando em gordura para você ter condições de enfrentar todas as intempéries que seu organismo imagina que virão pela frente.
Bom, se seu organismo acha isso então é porque ele tem pensamentos próprios. Ele “pensa”, elementar. Mas como você também pensa, então o melhor é tentar dominar o pensamento de seu organismo. É aí que entra a mentalização. Nela você vai imaginar durante o dia que toda caloria que você fixar seu olhar será absorvida. Esse comando será enviado para seu organismo que se prepara para receber aquela tonelada de alimento. Mas o truque é que você não vai fazer isso. Então seu organismo, que estava preparado para aquilo, vai ter de no final do dia dar descontos por calorias não ingeridas e é aí que você emagrece.
Ou seja, você pode olhar para um caldeirão de feijoada e mandar o recado: “vou comer tudo isso”. Mas é preciso olhar com convicção, para que ele acredite que você, realmente, vai comer tudo aquilo. Mas você só come um prato cheio e seu organismo vai ver que a conta não fechou e que é preciso tirar todo aquele excedente que estava no almoxarifado. As coisas ficam muito mais fáceis porque você vai emagrecer por cada caloria que você olhou, mas não comeu. Quanto mais você olhar, mais você emagrece, independente do que você comer.
Esse regime tem um problema porque vai exigir uma mentalização muito forte. Não se aplica, por exemplo, ao caso de uma amiga minha. Ela diz que faz tudo certinho, come pouco e tal. Mas que “engorda mesmo é na larica”. Aí não dá, está fora do controle dessa dieta. Sorry.

Virada

Quem vai ficar em São Paulo no feriado já deu uma olhada no programa da Virada Cultural? O problema da Virada é o tamanho dessa cidade. Como se você conseguisse ver o Jon Lord, ex-Deep Purple, tocar com a Orquestra Sinfônica Municipal (que isso?) na avenida São João, corresse para a ressurreição de Clara Crocodilo, no Teatro Municipal, seguisse para o show do Duofel, no CEU Vila Atlântica (onde será que é isso? ), conseguisse assistir Cachorro Grande no CEU Aricanduva, depois ao SESC Santana para ver Lenine, parasse no Villa-Lobos para o Patife Band, e voltasse para o Municipal para o Gismonti. Claro que sem deixar de dançar no baile da banda Glória no Museu da Casa Brasileira. E ainda parando para ver as inúmeras performances espalhadas pelas ruas do centro. E domingo, ai, tem mais.
Se bem me conheço, a tendência é ver uma ou outra coisa e depois ficar tomando chopp sossegada na Vila e vibrando com o que as pessoas chegam contando, eufóricas, de tudo que assistiram. Boa sorte.


Remix

Podem reclamar à vontade. Mas gosto desse remix que o inglês Thin White Duke fez para Viva la Vida, do Coldplay. Aquela mesma música que o Satriani disse que "quase chorou" quando ouviu porque era plágio de uma música sua. Um pouco de exagero, acho. Curtam e bom feriado.


16 comentários:

Krikoland disse...

Patty

é a história de que os olhos são maiores que a boca. kkkkkk
E quem precisa engordar?

Eu tenho um amigo que o médico já disse que vai desistir da gastrite dele se ele não parar de comer quilos de maionese na hora da larica. kkkkkk

Inté

Pedro disse...

Kriko

A sua pergunta foi de sacanagem, não foi? A não ser quem está se restabelecendo de uma cirurgia ou é anoréxico, quem mais precisa engordar?

E gostei desse drible da dieta. Mas eu fico um pouco ansioso de imaginar tantos pensamentos independentes e desalinhados dentro de uma pessoa só.

Eu conheço essa sua amiga? Aposto que sim. rs.

Se eu ficar aqui no feriado vou adotar sua estratégia. Esperar o relato dos amigos enquanto tomo um chopinho gelado na Vila. Se bem que ela vai estar dantesca.

Bom remix.

Beijos

Nicolau disse...

A idéia da dieta é excelente. Mas cuidado com a questão do álcool, para além da questão da larica. Veja, se você olhar as doze garrafinhas de Stella Artois geladinhas no freezer e disser "vou tomar todas" - é muito provável que você de fato vá tomar todas. Temos que elaborar esse ponto !!!


Beijos

Pedro disse...

Bom ponto, Nicolau. Nosso cérebro não foi programado para imaginar que vamos beber o que realmente bebemos. Ele tem uma confiança inexplicável em nós.

Nicolau disse...

Pois é, Pedro. Meu cérebro é capaz de me matar a facadas se eu não beber a Stella Artois que eu prometi a mim mesmo.

A1 disse...

Well, Patty, essa dieta caiu no mesmo nó de todas elas, o álcool. Tem uma solução pra isso?

Tem pique de ir na Virada? Eu vou viajar, então passo alegrinho.


Bjs e bom feriado

Patty Diphusa disse...

Ois

Kriko

Quilos de maionese é dose. Minha amiga disse que um dia desses comeu quatro sanduíches de atum às 3 da madrugada. Incontrolável.

E o Pedro está certo, vc falar de precisar engordar aqui só pode ser sacanagem.

Pedro
Pensamentos independentes e desalinhados são comigo mesmo. Sou mestra.
Quem sabe até nos encontramos na Vila, não?
Eu te apresentei essa minha amiga, com certeza. rs.

Nicolau
Um ponto importante mesmo. No meu caso já decidi, qdo eu for beber vou pedir uma garrafa de vodca, uma de whisky e uma de gim. E olhar bem para elas. Depois vou tomar cerveja pque não tomo nenhuma das outras bebidas mesmo.

A1
Essa solução serve pra vc? Escolhe todas as outras bebidas que vc não toma e as encara.
Boa viagem.

Bjs para todos

peri s.c. disse...

Patty
Na Virada, melhor até que a eclética programação é poder sair zanzando tranquilo pela madruga ( ou de dia ) no Centro, cheião de gente, e sentir a verdadeira cara de SP.

Patty Diphusa disse...

Peri

É verdade. Ontem era bonito de ver, gente na rua para todos os lados, crianças, uma moçada linda, pessoal mais velho. E eu aproveitei para ir ao cinema, que estava vazio, claro.

Bjs

... disse...

øl∆, Pat, o contrário não é a mesma coisa, no sábado, tomei um café da manhã de hotel 5 estrelas, almocei uma imensa feijoada com bastante cerveja, no lanche da tarde um sorvete enorme de chocolate, no jantar pizzas e mais pizzas, com vinho tinto, fui dormir pensando… não comi nada, fiquei mentalizando, vou enganar meu organismo, fiquei imaginando que não havia comido nada, passei mal, não deu certo, penso que foi a música que ouvi depois de tudo. Pagode.
ßjs∞

jose luiz disse...

Também gostei muito do seu blog, legal antenado e com boas dicas

anna disse...

cara, vc vai ficar bilha com esse spa mental!

de virada cultural nada.
somente etílica!

Pedro disse...

Sobreviveu?

Patty Diphusa disse...

Fernando

Que abusada básica. A mentalização tinha de ser a priori, não dá mesmo. Sobre a música uma ótima observação, vou incluir no meu projeto a necessidade de uma boa trilha. rs.

Zé Luis
Tks, mas boas dicas fica pela sua boa vontade.
E virar vidente vai ser um pulo pra madame Diphusa, tá? rs

Ana
Bilha? A minha não foi tão etílica assim, mais relax.

Pedro
Sobrevivi. E aproveitei pra ir ao cinema. Que estava vazio, vejam só.

Bjs pra todos

Laís Fernandes disse...

Na verdade seu organismo armazena gordura, porque é mais fácil e ocupa menos espaço e ele tem uma capacidade bem limitada de armazenar glicogêneo, e logo tudo que vc come em excesso é transformado em gordura. É por isso que ele armazena tanta gordura, não é porque ele “pensa” autonimamente em guardar gordura. E depois de um certo tempo em jejum ele degrada primeiro suas reservas de glicogêneo em glicose, que é o que alimenta o cérebro para depois degradar as gorduras, por isso também é mais fácil ganhar gordura que perder. E também tem a questão do metabolismo que pode ser mais acelerado ou menos, depende do organismo de cada um. Dependendo dos níveis de Leptina no sangue algumas pessoas sentem mais fome que outras e não conseguem ficar muito tempo sem se alimentar.E pensar em comer e não comer no máximo vai te causar uma gastrite pois irá liberar suco gástrico em vão no estômago que agredirá a própria parede estomacal uma vez que não terá alimento para degradar, pode gerar mal hálito tbm pela liberação de amilase em excesso na boca em vão e pelo próprio suo gástrico tbm. Se isso virar um hábito pode causar distúrbios hormonais perigosos. Não é aconselhavel. A melhor forma de perder peso é, sem dúvida, alimentação balanceada combinada com excercício físico.

Laís Fernandes disse...

O jejum prolongado gera um perigoso risco de se perder massa muscular que na falta de glicose e gordura será convertido em glicose por um processo chamado gliconeogênese. Neste processo perde-se aminoácidos excensiais que deveriam estar compondo enzimas do organismo importantes para a homeostase corporal, e isso gera um desequílíbrio ciclico e danoso, é preciso ter muito cuidado.