abril 05, 2009

A cartomante

Eu ando pensando, insistentemente, em como posso reforçar meu caixa. Essa busca me levou a uma cartomante. Não lembro quase nada do que ela disse sobre o meu futuro. Mas fiquei pensando em como ela aliava intuição e observação para captar o perfil (o básico, já que em uma cartomante ninguém quer se aprofundar mesmo) das pessoas que a procuram. Na verdade, percebi que a leitura não é das cartas, é do rosto, do olhar, das mãos. E, de quebra, das roupas, do cabelo, tudo que puder dar uma dica sobre aquela pessoa. Ou seja, o que todo mundo já dizia sobre as cartomantes. E, no fundo, todo mundo traz um pouco das respostas dentro de si.
Bom, comecei a achar que eu tinha as qualidades de uma boa leitora de faces e estilos. E, para me aprimorar, também aprendi o básico da leitura das cartas. E, pronto, acabava de ser criada a Madame Diphusa, a seu dispor. Uma amiga decidiu me dar uma força e mandou uma conhecida dela me procurar.
Clima todo armado, uma canga bem bonita na mesa, incensos, velas. World Premiere. E lá estava eu pronta para dar todas as respostas para a minha primeira cliente.
Eu gelei quando a mulher entrou. Enquanto servia um chá verde e conversava sobre trânsito, essas coisas, tentava, sem muito sucesso, decifrá-la. Maria Eulália parecia uma esfinge. Mas ainda tinha esperanças que ela se revelasse mais nas perguntas.
Como não quero ser uma fraude, decidi colocar aqui o que foi minha primeira experiência. Claro que isso vai fazer com que a clientela desapareça, dado o fracasso e o vexame. Mas, vejam só, nem fui tão culpada assim.

-- Vamos lá, Maria Eulália. Antes de cortar, me diga o que você deseja saber.
-- Eu preciso saber se algum dia as comparações deixarão de me assombrar.
(Whaaaaat?)
-- Como assim?
-- Eu conseguirei ficar livre delas? Ou elas, definitivamente, estão impregnadas em mim e farão parte da minha vida?
-- Bom... sabe...é que....então...veja bem.... que diabos você está falando?
-- Da essência do ser humano, comparar.
(Segura o palavrão, Patty)
-- Mas acho que as comparações são feitas para que possamos fazer escolhas, não? Você compara livros, filmes, músicas, carros, roupas, sei lá. É uma forma de você decidir o que é melhor.
(Péssimo!)
-- Mas em relacionamentos elas mais atrapalham que ajudam. Se você não tem boas memórias dos seus últimos envolvimentos tende a idealizar o próximo. Mesmo que o upgrade não seja muito grande. Ou pior, se encontrou algo que se aproxima de tudo que queria, e não ficar com essa pessoa, você se condenará à solidão por achar que nada será igual.
(Caramba, o que eu fiz para minha amiga? Porque ela quis se vingar de mim?Será que foi aquele batom da MAC?)
-- Bom, vamos tentar a La Jack. Você sente que está sendo comparada a alguém?
-- Devo estar. Quem não está?
(Boa pergunta)
-- E você quer saber se isso deixará de acontecer? Então não é melhor você falar em que circunstâncias isso acontece?
-- Todos os dias, provavelmente. Mas não é isso que me incomoda.
(Ai, quem me dera)
-- Não? Então o que te incomoda?
-- São as minhas comparações. Elas se tornaram cruéis e não dão a menor chance para o conhecido, imagine como tratam o desconhecido.
(Droga, tentei estrelar "O Mentalista" e acabei fazendo uma ponta em "Em terapia")
-- Que tal nos aproximarmos mais do assunto, quem sabe chegaremos à pergunta mais adequada para as cartas. Você está comparando quem?
-- Todos. Eu busco a perfeição em todos.
(Ai,ai, tolinha)
-- E de que tipo de perfeição você está falando?
-- O encaixe total, absoluto. De corpo e alma.
-- Você já viu isso de perto?
(Que cor será que tem?)
-- Em alguns momentos. Foram poucos, talvez, mas suficientes para me cegar. Agora, não enxergo mais nada. Tudo parece menor, opaco.
(Meu deus, deveria ter cobrado mais caro)
-- Bom, você quer saber então se vai conhecer alguém? É isso?
-- Não, isso pode acontecer a qualquer momento. Eu sei disso. O que eu quero saber é se serei capaz de deixar o novo entrar na minha vida sem que minhas lembranças o soterrem.
(Santa mãe, alguém tem o telefone do Quiroga?)
-- Claro que vai.
-- Mas você nem colocou as cartas para fazer essa afirmação.
(Minha nossa senhora dos bons conselhos, compareça no guichê, por favor)
-- Minha amiga, nem preciso. É só deixar as portas e janelas abertas. Nada será imediato, mas aos poucos alguém vai entrar na sua vida, devagarzinho, tranquilo. A identidade e a intimidade chegarão gradualmente. E quando você menos esperar estará deslumbrada com tudo de bom que essa pessoa pode trazer para você.
(Salve o Seicho No Ie !!!!)
-- E se não der certo? Não vai só aumentar a sobrecarga de comparações que vou fazer no futuro? Será que esse não é o ônus das relações mais verdadeiras?
(É, minha filha, pode ser que uma hora você tenha de baixar o nível de exigências)
-- Não sei, mas em todo caso aproveite enquanto puder. Se entregue, seja feliz nem que só por alguns momentos. Isso já vale muito, não acha?
-- É, acho que o tempo nas relações tem outra medida. E meu receio é de que o meu já tenha sido completado com o que eu podia ter de melhor.
-- É, na verdade, pode ser. Desculpe, não queria ser pessimista. Mas ou você se submete ao tratamento do Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, e apaga tudo, ou segue em frente.
-- Mas eu não quero esquecer.
-- É, pelo jeito não mesmo.
(Nem eu iria querer, essa louca deve ter atingido o nirvana das relações)
-- Como?
-- Nada, deixa para lá. Mas não desista, mesmo assim.
(O que mais eu podia falar?)
-- Não sei...
-- Ah, mas se você vier a se interessar de novo por alguém preste um pouco de atenção....
-- No que?
-- Nas comparações que essa pessoa estiver fazendo. Podem ser fatais. E olha, nem vou cobrar a consulta, tá?

No divã
Por falar em Em Terapia, adoro essa série da HBO. E o Gabriel Byrne estava quase me convencendo a voltar para a terapia até que entrou em uma crise sobre a eficácia de fazer com que as pessoas mergulhem em seus conflitos. Enquanto ele não resolver essa dúvida, não faço nada.

Garapa
Seu notebook quebrou? Você vai ter de gastar uma grana que não esperava com isso? Ou vai ficar um tempo sem ele? O monitor do desk pifou, mais gastos? Tudo isso te deixou mal, derrubada? Com vontade de chorar? Vai então assistir Garapa, documentário do José Padilha, o mesmo de Tropa de Elite. Ele mostra três famílias no Ceará que vivem em extrema pobreza e o que dão para seus filhos comerem. Ou não. Só não sucumbem de vez por conta do que lhes chega do Fome Zero e de outros programas sociais. Nada que você não soubesse do problema mundial da fome, como lembrou Luiz Zanin Oricchio. Mas é um soco no estômago e na sua cabeça que dura duas horas. Muita gente pediu para sair.

Chico escancarado
Não precisava de mais motivo para amar Chico Buarque de Holanda. Mas ele ainda chega com o excelente Leite Derramado. Delírio dele, do personagem (Eulálio, pai da Maria Eulália), da história, e nosso. Vale cada palavra. Nada está ali por acaso.

Whaaaat?
Chamada na primeira página do Estadão: "Serra exporta projetos para Estados e prefeituras". Ou seja, foram distribuídos gratuitamente 7 mil CDs com cópia dos sistemas de pregão utilizado pelo governo paulista. E técnicos do estado estão por aí ensinando como implantar a nota fiscal eletrônica que tem milhagem. Meu Deus, o que as pessoas são capazes de fazer em semana que Lula reinou no G20, não?
O apego da família Mesquita a Serra não é de hoje. Eu mesma, quando trabalhei na firma, tive de entrevistá-lo várias vezes quando ele ainda era apenas um economista arrogante. E já demonstrava seu autoritarismo ao pedir, sem o menor pudor, a cabeça de jornalistas que não escreviam o que ele achava que era o certo. Eu, hem, sai para lá, quem gosta de vampiro é francine.

Every breath you take, by Police.


Come as you are, by Nirvana.
E o tempo voou, já são 15 anos que o cara desistiu. Uau !!

25 comentários:

J.Fox disse...

Só para reforçar o que eu já sabia, você é infernal nas manhãs de domingo.

Com quem eu falo para marcar uma consulta com madame Diphusa? Eu entendo o que fala a tal da Maria Eulália, mas gostaria de fazer mais algumas perguntas.

Gosto dessa música. I´ll watching you.

(quem gosta de vampiro é francine é de uma sutil crueldade. medo.)

Beijos

Anônimo disse...

Concordo com o FOx..Infernal na manhã de domingo. rsrs
Ainda bem que Chico sempre encontra uma maneira da gente o amar mais.

Beijos, flor!!!!

Edianez Parente disse...

Paty:
. eu quero um analista igual o Gabriel Byrne;
. vai no Kiss???
. tb tenho fotinhos, vou te mandar.
bjus

leve solto disse...

Muito bom, Patty!!

Pode marcar um horário pra mim?

Só tem um detalhe: eu fico quietinha, não falo nadica de nada... fico só esperando a cartomante falar (asneiras ou não..rs)

Concordo com vc que essas profissionais (sim, profissionais!) nos analisam com muito cuidado... E não é que na grande maioria das vezes falam coisas certas?!

A última que eu fui, diz até nome de pessoas, sem nunca ter me visto.. Acredite se quiser!!!

Ótimo post, adorei o diálogo... rs

bjs

A1 disse...

Patty eu acho que cada dia mais vc está aprimorando a sua loucura e a transformando em histórias saborosas. Vc tem de ganhar dinheiro é com isso. Deixa o tequinês de lado.

Desculpe o Padilha, mas eu posso pedir para nem ir?

E encerrar com a frase do vampiro não tem sutileza nenhuma Fox. Só a crueldade que, no caso, até que é merecida. hahaha

Bjs

Nicolau disse...

Excelente.

J.Fox disse...

A1, a sutileza não está no vampiro. Está no "francine", com f minúsculo. rs.

Abs

Krikoland disse...

Madame Diphusa, vc é boa mesmo. Escancarou a falcatrua e ainda tem gente querendo marcar consulta. kkkkk. Eu quero é o telefone da cartomante da Mara.

Olha, eu pagava pra essa Maria Eulália nunca mais aparecer. O maleta. kkkkkk

Dúvidas, A1, que tequinês?
Sr Raposa, agora que não entendi mesmo a sutileza.

É, Patty, imagina que não ia ter o Cobain por aqui hoje. Vi no Yahoo e lembrei de vc.


Inté

Krisy disse...

Mme Diphusa, que saudade!!
Amei a sua estória, hilária! Adoraria ter visto a sua cara de "tô entendendo tudo"...
Adoro o Gabriel Byrne, fazendo qualquer coisa.
Every breath you take é tudo de bom....
Bem e o meu blog resolvi engavetar.Depois te conto o porquê.
Bjuuss

leve solto disse...

Kriko,

Posso adiantar que eu apelidei a cartomante de bruxa...

Vc não tem noção!!!!!!!!!!!!!!!!!! rs

Bjs

Anônimo disse...

Existem pessoas que são incomparáveis. Mesmo que duvidem disso.


Beijos

bloke in blue disse...

Rrss, sensacional o post Patty, mas não se preocupe que eu não vou te meter numa enrrascada dessas, quem tem I Ching nada teme. Será?

Um beijo.

Menos Pausa disse...

Adorei a madame Diphusa. Desorientadinha com a encrenca da maria eulália. hehehehe.

O pior é quando as comparações que vc faz são com o mesmo, do primeiro e do segundo round. É complicaaado.

Olha, não quero me aproveitar não mas já que a Mara já fez merchandising da cartomante dela eu também tenho uma leitora de tarô ótima. Eu messssma. hehehe

Estava para comprar o Leite Derramado. Agora com mais vontade ainda. Bom, é Chico, né.

Bjs

Data Vênia disse...

Excelente o post. Também, ao som do The Police, tudo fica mais agradável. E olha que nem precisava.
Valeu pela dica do filme. Fico pensando que esse tipo de filme deveria ser obrigatório para toda essa "elite cristã ocidental" (kkkkkkk).
Abs,
DV

ana k. disse...

patty,

fatástica esta história da cartomante. impagável!

vim cá agradecer a visita e parar de ficar só bisbilhotando quietinha.

um beijo,

Patty Diphusa disse...

Ois

J.Fox, pode marcar comigo mesma. Mas depende das perguntas, tá? Estou meio traumatizada.
Sutil crueldade? rs.

Celine, vc tbem compactua do infernal, é? nem tanto. rs.
Como se não bastasse tudo que aquele já escreveu nas suas músicas, não? E aqueles olhos verdes que o tempo não apaga.

Edianez, não vou não. Quem me dera ter caixa para todos esses shows. Vou te mandar as fotos.

Mara, marco sim. Mas depois do que vc falou da sua cartomante até eu quero o telefone.

A1, adoraria ganhar dinheiro escrevendo histórias. Mas só a minha loucura cresce, infelizmente. Como diria o Lula, eu sei meu tamanho. rs.

Nicolau, tks.

Kriko, peguei uma Maria Eulália em plena crise existencial. Eu aguento?
15 anos já, imagina. E vc devia estar na escola de uniforme ainda quando ele se foi, não?

Krisy, que saudaaaades. Quero muito saber essa história da desistência do blog. Estarei no Rio dia 15, vc pode ir pra lá tbem?

Anônimo, existem, sem dúvida.

Homem de Azul, sabe que eu tenho o I Ching e adoro. Faz tempo que não leio, vc me deu uma boa idéia.

Menos Pausa, comparar o mesmo com o mesmo é dose cavalar. Sorry.
E olha só, já tenho até uma leitora de tarô também.

Data Vênia, o filme está indo pra Nova York. Mas duvido que seja visto por boa parte dessa elite.

Ana K, um prazer ter vc por aqui. Até fico meio sem graça, com o seu blog todo cheio de classe. Volte sempre e palpite, vou adorar.

Beijos para todos

E que amanhã seja um dia bem melhor.

irmã moura disse...

Madame Di,

Adorei a história, mas acho que a sua cliente realmente estava precisando de um bom analista, aliás, chata que nem ela acho que nem o analista ia aguentar muito, ia ficar comparando ele......rsrsr(maaaalaaa). Agora se quer alguma dica de cartomante a nossa expert é a Inha. Essa sabe tuuudooo! Eu sou totalmente adepta e aqui em terras cariocas temos uma legião de mulheres que não dão um passo sem consultar uma guru. A minha é o poder. As vezes evito de ir se não viro uma Eulália fico comparando tudo, achando que tudo tem relação com o que foi dito....uma paranóia, pra não dizer uma loucura. Falando em loucura tb sou adepta da terapia. Já viu né, a beira de um ataque de nervos....... maluca total cartomantes e analistas SOCORRO!
Dica de série do canal GNT Head Case, é tudo!! veja é muito engraçado.
Adorei saber que estará aqui no dia 15.

beijos


Irmã Moura (tb saudosa e com a corda toda...rrss)

Pedro disse...

Patti

É púrpura.

Beijos

pecus disse...

Ranquear pessoas nunca dá certo, como fica claro com artistas, a bobagem do "melhor do mundo". "Come as you are" na mosca. Pra ranqueadora o melô do possessivo está ótimo.

peri s.c. disse...

As cartas não mentem jamais.
As cartomantes sempre.
Os clientes eternamente.

... disse...

Pat, olá.
Sobre carta de amante, sei não, tô fora.
Basta olhar, se o salto do sapato ou pneu do carro estiverem muito gastos, num precisa nem explicar, a coisa não tá boa.
®eceita: sentar quietinho com um copo d'água e ir tomando gole por gole bem devagar. só isso basta.
ßjs ∞

Patty Diphusa disse...

Ois
Irmã Mouuuuuuura
Guru pra tudo que é lado. Por aqui é meio parecido too. rs.
Head Case é muito engraçado. Aquela mulher é uma louca, total. Adoro. Mas o Gabriel Byrne é o Gabriel Byrne, vamos combinar. rs

Pedro
Eu já desconfiava. Bjs

Pecus
Concordo que ranquear é o ó. Mas a ranqueadora está meio doida mas não está totalmente errada, não acha? Difícil não ranquear..

Peri
Adoro sua veia poética.

Fernando
O salto do sapato e o pneu do carro, huum, interessante.
Já apliquei a dica do copo dágua hoje. Ajudou.

Bjs para todos

jluizleone disse...

Decifra-me ou te devoro

jluizleone disse...

Decifra-me ou te devoro?

Patty Diphusa disse...

Difícil, não Jluiz? rs

Já fui ao seu blog, gostei muito e vou linkar aqui, se vc permitir, claro.

Bjs