abril 22, 2009

À mestra com carinho

Há muitos anos, havia um lugar onde os professores da rede pública amavam o que faziam, tinham salários dignos e ajudavam na formação do caráter de pessoas dignas. Eles se dedicavam ao máximo pelo puro prazer de ensinar. Minha mãe, hoje aposentada, foi uma dessas professoras que conseguiu criar, bem, seus filhos e tem a gratidão de muitos filhos de outros.
Talvez por conta disso, presentes de alunos ou primos, não lembro ao certo, havia em casa um disco da Lulu cantando a música de "Ao mestre com carinho", filme com o Sidney Poitier no papel de professor enfrentando problemas raciais, sociais, econômicos, em sua sala de aula. Conheci a música antes de ver o filme.
Um dia desses vi que havia uma versão ao vivo de To Sir with Love com a Natalie Merchant, ex 10,000 Maniacs, e com o Michael Stipe, vocalista do R.E.M. O Orlando, gentilmente, conseguiu para mim. Vou colocar aqui para os que se lembram. E para aqueles que provavelmente nunca ouviram. Direto do túnel do tempo.
E tudo isso porque hoje é aniversário de mi madre/mestra. Que continua amando ensinar. Mas, agora, para poucos.

*Eu não baixei a música nesse serviço, já estava lá apenas como R.E.M.

15 comentários:

A1 disse...

Caramba, Patt, essa foi longe. Mas eu lembro, claro. É dessas músicas que grudam na memória da gente.

Os dois gostam de gravar músicas antigas juntos, não? Eles tem uma da trilha sonora do Bambi, não lembro o nome. E cantaram juntos Red Rain também, senão me engano. Ela é uma gracinha, gosto da voz dela. O Motherland dela é muito bom.


Parabéns pra sua mãe.

Bjs

Krikoland disse...

Nossa quanta atividade pra um dia só Patty.

Eu só tenho uma pergunta a fazer, quem é Lulu?????

E dar parabéns tbem né, já que puxaram a fila.

Inté

Anônimo disse...

Então você é filha de professora? Eu devia ter imaginado.

Parabéns para ela.

Beijos

Menos Pausa disse...

Nossa, nossa, nossa...essa música e a propaganda do primeiro sutiã, ninguém esquece. Que nostalgia gostosa.
E mais nostalgia ainda é lembrar do tempo que professor era bem remunerado nesse país. Agora, só professor de cursinho e olha lá, tem de dar aula em grife.

Comemore muito o aniversário da sua mãe. É tão bom para quem pode.

Bjs

Orlando disse...

Feliz de poder ajudar. E parabéns à sua mãe.

Reiko Miura disse...

Nossa, adorei a música. O pai de uma amiga de Porto Ferreira me disse que tinha dado o golpe do baú quando se casou. Ela era professora, gozava de muito prestigio na cidade e ganhava bem!

E A1, essa não é uma boa semana pra falar em Bambi.

anna disse...

parabéns a mamy.
e sorte dela ter sido mestra num tempo quando a educação era relevante e a escola pública referência de ensino.

e sorte sua tb ser filha dessa mulher!

leve solto disse...

Patty, que delicia lembrar do filme (que assisti com a turma da escola no cinema, ops, faz tempo..rs)...

Parabéns pra Mami.

bj

... disse...

Aqui é um "corner" legal. √c. sabe abordar o tema música com a maestria de uma maestrina.
Que a professora ainda tenha muitos alunos pela frente, seletos, e ávidos por aprender.
ßjS∞.

Krisy disse...

Querida amei saber que sua mãe era professora, a minha também.Me emociono ao ouvir esta música. Acho que as mestras,como antigamente, são, hoje, uma raridade, uma pena.....
Parabéns para sua mãe e bjks pra vc.

Patty Diphusa disse...

Ois

A1
Longe mesmo, não? Red Rain, com certeza. Tem um vídeo, inclusive, no blog do Orlando.

Kriko
Lulu era a dona dessa música, que cantava no filme, se não me engano.

Anônimo
E qual é o perfil de filha de professora que deveria ser reconhecido? Essa me deixou curiosíssima.

Menos Pausa
A do primeiro sutiã também, não? Está em um livro do Olivetto, acho.

Orlando
Tks, again.

Andarilha
Minha mãe riu muito com a história do golpe do baú.

Anna
E ela tem tanto orgulho disso, é bonito de ver. Ainda tem os cartões, as cartas, as lembranças que os alunos deram para ela. Era muito, muito diferente.

Mara
Eu acho que não assisti no cinema pque não passou no interioooor. Ou até vi, não lembro. Faz tantooo tempo. rs.

Fernando
Adorei esse corner. Me senti toda. rs. E que a professora continue ensinando, sem dúvida.

Krisy
Eu sabia que a sua mãe tinha sido professora. E, vamos combinar, estamos bem de mãe, não? A sua é demais.

Bjs pra todos

J.Fox disse...

My dear

A filha da professora é a segunda na hierarquia de uma sala de aula. São poderosas e aprendem a lidar com isso, para o bem ou para o mal.
Quando são cdfs, dedo duro, chatas,são sacaneadas sem dó nem piedade. Quando são safas, e tenho certeza que esse era seu caso, atraem os outros alunos e sabem sair bem de qualquer situação. Mesmo que não tenham respaldo de suas mães, o que em geral acontece quando elas são terríveis. O que elas não conseguem é passarem despercebidas. E minha experiência mostra que muitas se transformam em mulheres interessantes, sedutoras.

É isso, filha da professora.

Beijos

Patty Diphusa disse...

J.Fox, meu querido
Vc fala como alguém que um dia se apaixonou pela filha de uma professora. Ou por várias. Foi isso?

Beijos

J.Fox disse...

Bingo!

Anônimo disse...

Patty, bem que você disse que essa versão era muito boa. Na verdade é ótima! bjks e ótimo findi... Ro