abril 08, 2009

Novas rotas

Estamos na beira de um feriado e logo mais teremos outro. O serviço de utilidade pública desse blog resolveu deixar aqui umas dicas de viagem para os que querem conhecer lugares diferentes dos que visitam tradicionalmente. Mochila nas costas, disposição para o novo, atenção nos sinais do caminho, e boa viagem.

Ilha dos Bem-Aventurados
Situada no Oceano Atlântico com cerca de 800 quilômetros de comprimento, é habitada por um povo que se veste com lindas teias de aranha cor de púrpura. Apesar de não terem corpo podem se mover e falar com os seres mortais. Eles se parecem com espíritos nus, cobertos com uma teia que lhes dá a forma de um corpo.
A ilha é comprida e plana, governada pelo cretense Radamus. A capital é construída em ouro, com muros de esmeralda. Têm sete portas feitas de uma única peça de canela e as ruas que cruzam a cidade são de marfim. Há templos para todos os deuses, construídos de berilo, com altares feitos de ametista, usados para sacrifícios humanos; aconselha-se aos que facilmente se impressionam com a visão de sangue a não assistir às cerimônias.
Em torno da cidade correm vários rios: um de perfume delicado, de 15 metros de profundidade e facilmente navegável; sete de leite e oito de vinho.
(...) Os viajantes não encontrarão na ilha a escuridão da noite ou a luz do dia a que estão acostumados. A ilha está sempre no lusco-fusco, como se o sol ainda não tivesse nascido. É sempre primavera e o único vento que sopra é o zéfiro. O país é rico em todas as espécies de flores e todos os tipos de plantas: as videiras dão uvas doze vezes por ano. Macieiras, romãzeiras e outras dão frutos treze vezes por ano, porque no mês de Minossa frutificam duas vezes. O trigo produz pães assados, que crescem em suas pontas como cogumelos.
(Luciano de Samósata, Históricas Verídicas)

Fundos do Vento do Norte
Reino situado no deserto ártico a que se chega atravessando o corpo do Vento Norte, que fica em sua entrada. Três pessoas fizeram relatos diferentes sobre esse lugar. Durante, escritor do século XIV, afirma ter entrado por uma porta de fogo e ter visto um país onde tudo é perfumado e é sempre o mês de maio. Uma brisa suave sopra constantemente e um córrego límpido gorgoleja em meio a campos relvados, salpicados de flores vermelhas e amarelas. De acordo com o italiano, os habitantes são livres e saudáveis e usam coroas.
Séculos depois de Durante, a filha de um camponês escocês adormeceu num bosque e acordou no reino do Ártico. Ela descreveu uma terra onde não chove nunca e onde jamais sopra o vento, uma terra luminosa onde não há sol ou lua, noite ou pecado.
No século XIX um menino chamado Diamante, filho de um taxista londrino, foi transportado pelo próprio Vento Norte. Não viu sol, mas uma luz que parece irradiar de todas as coisas. Um rio corria sobre longas ervas ondulantes. Segundo ele, nada há de errado com o país mas, por outro lado, nada parece estar certo.
As pessoas do Fundo do Norte não falam: basta que se olhem para que se entendam. Segundo Diamante, as pessoas parecem felizes mas não o são totalmente. Elas tinham aparência triste às vezes como se esperassem ser mais felizes um dia.
Avisa-se aos viajantes que o tempo passa muito devagar no reino: uma semana, às vezes, parece durar um século inteiro.
(George Mcdonald, At the Back of the North Wind)

Porta no Muro
Entrada para um jardim que muda de lugar, onde tudo é lindo e todos se sentem perfeitamente feliz. Depois que se passa pela porta, que pode se encontrar em vários lugares do mundo, um caminho longo e largo, com canteiros floridos de borda de mármore em ambos os lados, conduz a uma moça alta e bela, de voz doce e agradável, e a outras pessoas também bonitas que divertirão os viajantes. (os homens se parecem com Martin Donovan e têm a voz de Eddie Vedder)*
A fauna do jardim é surpreendente: panteras pintadas, micos e periquitos. No jardim há um palácio espaçoso e fresco, com colunatas sombreadas e muitas fontes.
O viajante que descobre a porta do jardim se encontra geralmente diante da escolha entre comparecer a um compromisso importante ou entrar nesse reino das delícias. Contudo ele deve ser advertido de que depois de certo número de visitas esse jardim de êxtase pode se transformar em seu túmulo.
(H.G. Wells “The door in the wall”)

-- Essas e outras dicas de lugares fantásticos podem ser encontradas no Dicionário de Lugares Imaginários.
*por minha conta.

Flight of Icarus, by Iron Maiden

13 comentários:

Krikoland disse...

Agora que aquela menina vai falar mesmo que esse blog é viajandão.kkkkkkkk

É fornecedor novo, Patty?

Olha, analisei todas as dicas e me desculpe mas eu fico com Ubarain mesmo, tá?

Inté

Nicolau disse...

Quero só é saber se em algum lugar desses tem internet wireless para ler Patty Diphusa.

Beijos

Nicolau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Krisy disse...

Querida que bom que estarás por aqui!
Devo ir ao Rio no dia 18/04.
Será que nos encontramos?Tomara.
Viagens imaginárias? Amo!!!!
bj

Orlando disse...

Retribuindo sua visita, Patty. Mas... nem sol, nem lua, nem noite, nem pecado? Ora, a escocesinha estava num hospital. Beijo.

J.Fox disse...

Patti

Depois de nadar em oito rios de vinho sou capaz de montar uma torcida organizada no altar dos sacrifícios.

Não é nenhum desses lugares o reino da Diphusa, é?

Beijos

... disse...

Pat. Muito boas a sugestões de passeios.
Como terei bastante tempo neste final de semana e claro sem me preocupar com grana, decide.
Irei fechar os olhos e vou passear por lugares onde nunca ninguém foi, muito menos eu, onde nem imagino que poderei ir. Sem me preocupar com absolutamente nada, só fechar os olhos.
ßjs∞

Patty Diphusa disse...

Ois

Kriko
Mudei nada. Ubarain? Espero que "no rain" pra vc poder curtir.

Nicolau
Acho que nem vai precisar. Vc lerá mentalmente todos os posts dos amigos. Vixe.

Krisy
Que pena, dia 18 eu estarei de volta. Fico poucos dias lá. Vc precisa vir pra cá logo. Precisamos combinar com nossa amiga.

Orlando
Bom ter vc por aqui. Hospital? Será que a escocezinha caiu e bateu a cabeça e achou que tinha sido teletransportada? Pode ser.

J.Fox
Acho que até eu faria parte dessa torcida organizada depois de tanto vinho. rs.
Ainda não é pra nenhum desses lugares que pretendo fugir. Te aviso qdo encontrar o lugar certo. Vc vai comigo, não?

Fernando
Ótima idéia. Vou fechar os olhos também e viajar. Antes acho que vou tomar um pouco do vinho daqueles rios. Pouquinho só para não passar mal na viagem.

Bjs para todos

peri s.c. disse...

Patty
Sempre pensei que as únicas cidades invisíveis eram as do Calvino.
Como será que eles as decobrem, se invisíveis ?

... disse...

Peri, é fácil. se vc. procurar de olhos abertos, c nunca vai achar.
Ƨs

J.Fox disse...

claro que vou.

boa páscoa

bjs

Patty Diphusa disse...

Peri, o dicionário tem 479 páginas de lugares imaginários. Uma delícia.

É, Fernando, para essas viagens fechar os olhos é bem recomendado. rs

J.Fox, que bom.

Bjs

Patty Diphusa disse...

Orlando, escocesinha, coloquei um z de besta.