março 25, 2008

Mensagem para o universo

Eu tenho um amigo que costuma dizer que se um dia ele estiver velejando e achar uma garrafa que seja uma Absolut cheinha e gelada. Eu lembrei disso quando vi a matéria da mensagem dentro de uma garrafa que uma menininha jogou no mar, em Seattle, como parte de um projeto de ciências. Ela foi achada na praia ontem por um caçador de ursos em Nelson Lagoon, povoado do Alaska. Foram 21 anos para a garrafa atravessar 2,8 mil quilômetros.
A questão pode até ser meio romântica, remetendo a travessias mar adentro e para as mãos de quem o destino irá levar sua mensagem. Mas, vamos e venhamos, que a moda não pegue porque jogar garrafa no mar para experimento de ciências é algo que deveria ser proibido mesmo em 1987. E ainda ser resgatada por um caçador de ursos em pleno 2008. Ou seja, garrafa vai, garrafa vem, o mundo não está mudando tanto assim.
Mas, ao mesmo tempo, fico pensando como mandamos nossas mensagens. E não estou falando de celular, internet, nada disso, mas a forma como enviamos recados sublimares para as pessoas. Eu ando prestando muita atenção nisso e vejo quantas mensagens erradas nós passamos, só no automático. E como é engraçado às vezes você se deparar com a leitura do outro, nem sempre em sintonia com o que você, realmente, é ou com quem pensa que é. O problema é que quando você começa a ajustar esse dial vai ter de encontrar muitos olhares incrédulos pela frente. Daí vem a preguiça, será que lá vão mais 21 anos para me descobrirem, como a tal garrafa?. De qualquer forma, há mensagens que eu realmente gostaria que chegassem.
Como não sou modernosa (brincando, Mara) vai mais um clássico. De vez em quando bate uma novidade.
Mas não será a óbvia Message in a Bottle, do Police. Vamos mesmo de Pink Floyd, porque eu gostaria que você estivesse aqui é uma mensagem para o universo e espero que não leve milhões de anos para ser decifrada.

18 comentários:

Anônimo disse...

A melhor balada de todos os tempos...com mensagem totalmente mal entendida pela maioria!

Outra coisa me chamou a atenção. A garrafa foi lançada em 1987 é? Isso tem 21 anos... Então fazem 21 anos que nos conhecemos. Puxa!!!!
beijos

Anônimo disse...

Ei Dona Diphusa,

por outro lado (ops) é muito prazeiroso descobrir e ler mensagens inteligentes (e bem escritas) aqui nesse mar de bobagens, independente do destinatário presumível e, quem sabe, não encontrado.

PS: dessa turma aí eu gosto, é clássico. Gosto muito também desse guitarrista, cujo nome me falta, mas que é dos poucos que faz base e solo ao mesmo tempo.

PS2: ô Pedro, acho que a mensagem era pra tu, rapaz...

Anônimo disse...

o guitarrista é o david gilmour (que já foi o mó gato um dia, né patty?) e a música é linda, mas acho que o pink floyd, assim como a maior parte do rock progressivo, ficou muito 'datado', inapelavelmente...

Anônimo disse...

Linda. Muito linda.

Marcio não tenho tanta certeza que tenha ficado tão datado.É um dos maiores clássicos de todo o tempo.

A letra é muito dura. Mas sempre vai valer como eu gostaria que vc estivesse aqu mesmo que para ver tudo que aprendemos, duramente. Essa é a sua mensagem, Patti? O apenas gostaria que alguém estivesse com vc?

Mensagens não são fáceis de serem decifradas mesmo. Vc pode achar que é aquilo, mas talvez seja apenas o seu desejo de que seja aquilo. Será? é o que vc sempre pensa.

Bjs, Patti, gosto muito de estar aqui.

E essa é uma msg clara. rs. (Kriko, dá um desconto, escuta a música, relaxa).

Anônimo disse...

Olá, Patty...

Entre o emissor e o receptor, como entre o arco e o alvo da seta, muita coisa acontece que faz com que as mensagens possam chegar desvirtuadas...

Lembra aqueles espelhos das feiras populares que nos esticavam ou encolhiam, ou que nos engordavam e emagreciam, e a gente se ria muito das nossas próprias imagens e de nós mesmos?...

A vida também é assim, por vezes. Raramente a ideia que fazemos de nós mesmos é igual àquela que os outros - como espelhos defeitusos -têm de nós, tanto para o melhor como para o pior, para as coisas boas e para as coisas más.

Claro que te veria e interpretaria muito melhor se você não tivesse retirado do blog a foto do seu lindo rosto... Sem te ver e sem poder fazer leitura de lábios, erro mais...

Veja se gosta da letra e desta musiquinha, que pode ser escutada como sendo a voz da garrafinha:

http://www.youtube.com/watch?v=sqK7Ys155j4

Beijos.

Anônimo disse...

Patty

Não dava outra, uma hora vc ia cair nesses caras. Estava só esperando. Vc precisa conhecer meu tio. Ele morou um tempo na nossa casa e quando eu tinha de chamá-lo no quarto ele estava com o Pink nas alturas. E claro que não dava nem para achá-lo lá dentro de tanta fumaça. Minha mãe queria matá-lo. O cemitério de pontas dele dava para contruir um viaduto. kkkkkkkkkk.

Sabe como ele chamava essa música? the bitch who were here. kkkkkkkk
Vcs iam se dar bem.


Mas a música é bonita mesmo. Psicodélica. kkkkkkkkkk

Lorde, odeio bater em quem já pede clemência antes. Rasga logo, vai, fica rasgando aos pouqinhos, vai levar um tanto de anos, que nem a garrafa.

E vc tá fazendo o que aqui se tem trabalho para entregar? Só o betão que não pode e leva uma dura pública? Deixa o moço em paz e vai trabalhar.

Patty, vc e o Aiaiai deviam ter quebrado uma garrafa quando se conheceram. para comemorar.



Inté

Anônimo disse...

Krikoland, obrigado pela força. Boa pergunta, o que ele está fazendo aqui com tanta pressão em cima?
Seu tio ainda é doidão assim? gostei do cara.

Alberto

Anônimo disse...

Desculpa aí diphusa..gostei de tudo, tá?

eu de novo

Anônimo disse...

E eu aguento esses caras? Não basta a Kriko para me bater eu mesmo me encarrego de trazer outro penta para me encher aqui. Patti, conto com vc para colocar uma certa ordem nesses garotos, ok?

O mais engraçado foi ver o Betão na frente do computador me perguntando, sem parar, mas essa krikoland é mulher mesmo?

Kriko, vou seguir seus conselhos pque quem teve um tio maluco desses em casa já sacou o mundo bem cedo, não?

bjs, patti, segura eles, hem..

Patty Diphusa disse...

Oies

Aiaiai, 21 anos? isso é tempo pra caramba. E continuamos bem, não?

RM, não entendi uma parte, "aqui nesse mar de bobagens"?

Marcio, datada ou não, é mesmo linda, não? E o Gilmour já foi mesmo um gato antes de ficar com esse jeito meio de sapo.

Pedro, tem um pouco disso que vc falou na letra. Mas acho que ela é relacionada a alguém que está perdido, nas loucuras, na vida, e vc gostaria que estivesse do seu lado. A música foi feita para o Syd Barret, que foi da banda em seu início e teve de se afastar por problemas mentais, depois de ter tomado todo o viaduto do tio da Kriko. Aliás, o disco I wish you were here é todo para ele.

Não sei, exatamente, para quem vai meu i wish you were there. Mas eu a sinto intensamente.

Mr Almost, que ontem me achou tristinha. Que atencioso. Boa a música e bom vídeo. E é engraçado, pque ultimamente ando mesmo me perguntado quem leva os meus fantasmas, quem me leva nessa estrada. Só não quero que me salvem dessa espada. rs.

Kriko, Kriko, vc virou a grande atração desse blog, menina. The bitch who were here é demais, não parei de rir. E pela primeira vez contou algo pessoal, mesmo que fosse sobre o doido do seu tio. E, para falar a verdade, tinha muita gente fazendo a mesma coisa ao som do Pink Floyd. Sem contar as crianças, que hoje são grandinhas, e foram gerados com esse som.

E, olha, Aiaiai e eu já quebramos muita garrafa nesses 21 anos. Celebration.

Betão, fique à vontade, pode usar seu apelido, pode entrar quando quiser. Pedro, sinto muito, mas não estou aqui para controlar, é vc que trabalha com ele, não eu. E ele e a Kriko podem se dar muito bem. Olha, Betão, ela acabou deixando escapar que é uma garota, mas nunca mais confirmou isso aqui. Mas, apesar da maluquice, ela é tão feminina.


Nossa, isso aqui foi quase um post.

Bjs para todos.

Patty Diphusa disse...

Ah, Mr Almost, estava precisando muito olhar para aquele templo que está no clique. É muito mais bonito que uma foto minha, vamos combinar?

Bjs

Roney Maurício disse...

Ei Patty,

vamos combinar?

1) O Aiaiai é "o"? (putz, quase paquero a pessoa errada...)

2) Ainda bem que a Krico é "a".

3) Você entendeu sim, vai?

4) Sua foto derreteu corações, nêga. E essa mequetrefe que você colocou no lugar não fez o menor sucesso, nem entre seus leitores budistas...

Anônimo disse...

Patty:

"Vamos"?... Que é isso do "vamos"?... Já está combinado! Só falta agendar!... Rsss... Até calha bem, que eu ando mais para Zen que para Ten.

Beijo.

leve solto disse...

Nada melhor do que passar por aqui pra ler um belo texto, sentir os amigos pertinho e continuar meu dia sorrindo!!!

bjs

"Modernosa"

Cin disse...

Amo Pink Floyd e todas as suas mensagens.


Bjinhos!

Anônimo disse...

Patty,

eu adoro passar "mensagens". Ás vezes, elas são apenas reflexo do que eu sou, outras daquilo que eu deveria ou gostaria de ser...

Outras, é intencional. Para ver, como é que as pessoas reagem nesse "mar" todo.

Eu, honestamente, não me importo muito como as pessoas recebem - mas, gosto de saber que elas estão "atentas" para decifrá-las.

assim como gosto de fazer com os outros. Seja pela garrafa, por email, pessoalmente, em pensamento ou por um blog, mensagens a serem decifradas são sempre bem-vindas.


beijo... ;)
adorei o post.

K.

Anônimo disse...

As mulheres apareceram enfim. Só dava homem nesse pedaço. Patty não é boba não.

Eliana Mara Chiossi disse...

Oi, Patty,

estou lendo os teus textos, retomando um tempo que eu não tinha por aqui.
E nesta mensagem dá para sentir mais de você.
Este tema, da quase incomunicabilidade, tá muito no autor que te falei, no OSHO.
E eu tenho sentido esta dificuldade imensa de ajustar o dial. Quer dizer, acho que se você começa a ajustar para estar mais ali, mais inteira no que comunica, começa a se surpreender que de fato, a maioria das pessoas, não quer você como você é. Parece que nós amamos mais as nossas projeções.
Beijos