março 28, 2008

Você não levita?

Esta semana aconteceu pela segunda vez. Uma e meia da manhã toca meu interfone e o porteiro pergunta se eu estou ouvindo som alto. E, nas duas vezes, eu não estava. Da primeira vez deixei passar, foi um engano. Mas a segunda me irritou.
- Não estou, mas posso. É uma reivindicação?
A questão é que a vizinha de baixo resolveu encarar essa de me infernizar com reclamação de som alto. Pior é que quando há realmente barulho aqui, ela parece não se importar. Peguei um treco bem pesado e joguei em todos os lugares do apartamento, sapateando. Interfone toca de novo.
-- Ela disse que se enganou e pede desculpas.
Se enganou, bem? Bom, parei com meu barulho e fui dormir. Mas fiquei pensando quanto pode ter de QI alguém que resolve comprar uma briga com uma pessoa que mora em cima de você -- na escala do mundo vertical, hierarquicamente superior -- tem carpete de madeira em casa, um monte de CDs, uma pilha de DVDs de shows e home theater? Melhor que isso, só contando para a desavisada que sou de Escorpião.
Isso aconteceu logo depois de eu ter voltado de uma exposição, onde conheci um fotógrafo que me contou que quando ele era casado sua esposa acordava todos os dias bem cedo para ir trabalhar. Um dia, o vizinho de baixo o chamou para reclamar que a esposa fazia muito barulho enquanto se arrumava.
-- Sabe que ela me acorda também? Todo dia nesse mesmo horário. E eu digo para ela "Levita, Lucinha, levita" e ela não me dá a mínima. Não faz o menor esforço e continua andando pela casa. Andando, pode?
Um dia desses li um post em um blog que não me lembro qual é, infelizmente, mas o cara dizia que um dia recebeu um email de uma pessoa que se dizia seu leitor e que gostava muito do que ele escrevia. Mas ele tinha um pedido, como era seu vizinho de baixo, dava para colocar uma mangueirinha no ar condicionado para que não pingasse mais no dele. O cara pirou porque imagina o cara que você cumprimenta todos os dias, mas não vai além disso, sabendo tudo que você faz, pensa, apronta. Bom, eu sei que não há a menor possibilidade, mas adoraria que minha vizinha lesse isso aqui. "Raciocina, baby".

O blog do mestre
Como dizem que meus posts vão de alhos a bugalhos resolvi colocar um intertítulo para dar a impressão de que é um novo. Bom, esse é para contar que meu criador, Pedro Almodóvar, agora é blogueiro. A antenadíssima Andarilha colocou isso lá no seu blog e estou pegando o embalo aqui. Ele não é tudo? Ainda por cima agora é dos nossos, daqui a pouco está indo em festa no Priorado.

Amadores, blah..
Definitivamente, sexta e sábado à noite na rua só dá amadores. Hoje eu desisti no meio do caminho e dei meia volta. Trânsito para chegar nos lugares lotados, barulhentos, onde a ânsia pelo divertimento fácil quase estoura na sua cara. Nada daquele papo furado entre amigos, relaxado, onde você alterna conversas leves, descontraídas, com as mais profundas, sérias. Tudo no ritmo de uma onda do mar, na maré mansa. Por isso, os almoços no final de semana ainda ganham de lavada. É a hora que os profissionais deixam seus esconderijos enquanto todo aquele mundaréu de outros descansa para carregar as energias para a náite.

Quem começa se não pode concluir?
Adorei a linha intertitular. Não paro mais. Mas estava aqui pensando qual o controle que precisa ter uma pessoa para evitar começar algo que não pode, ou não quer, terminar? Como resistir à sedução da novidade? Admiro as pessoas que têm essa capacidade, que têm concentração na sua própria rota evitando os desvios. E as entendo cada vez mais.

.

13 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito da novidade, na forma e no conteúdo. Suspeito que tenha encontrado o melhor jeito de tratar, com toda a profundidade que merecem, os alhos e os bugalhos.

Bom, isto até você criar outra novidade, né? Por exemplo, já que você criou o intertitular, que tal criar o inter-reserva? Eu me candidato...

Andas levitando muito? Conheço certa pessoa que tem esse mesmo hábito...

Patty Diphusa disse...

RM, adoro ver como você leva a sério o mundo blogueiro. Você aposta mesmo que estamos em busca do melhor estilo, da melhor forma, do melhor conteúdo. Sem dúvida há aqueles que buscam isso, e eu os admiro tanto quanto a você que acredita que isso é geral.

Obrigado pela inocência de achar que também sou assim. Vc tenta disfarçar, mas é um grande cara.

Bjs

leve solto disse...

Patty adorei a história do intertitular...

No domingo de páscoa resolvi aproveitar o namorado da minha filha que estava com ela aqui em SP pra pendurar umas coisas, quadros etc.. enfim fazer barulho com a furadeira... Eis que toca o interfone... Me ferrei né?!
Uma imbecil estava na piscina do prédio que fica exatamente pouco abaixo do meu apê, e.. coitadinha, não estava conseguindo se concentrar na leitura do jornal... Ô dó.... Urgh, fiquei de olho pra escutar o primeiro berro dela com os filhos.... VINGANÇA, VINGANÇA... Con-se-gui!!!!!
Eu (barraqueira de primeira nesses casos) da janela da sala: - querida por gentileza pode gritar mais baixo? Estamos orando.....rsrsrsrs
Meus filhos choravam de tanto rir..

Patty, tem alguma casinha ao lado da sua lá em frente ao lago? Acho que vou ser sua vizinha...rs

bjos e super final de semana

Anônimo disse...

Nossa...foram tantos assuntos que até esqueci do que eu ia comentar kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas é sobre a vizinha! Uma vez recebi uma carta - da imobiliária que administrava o prédio - com reclamações da vizinha de baixo (elas são doidas).

Dizia a pobre que eu ria demais! É isso mesmo, a reclamação dela era que eu ria muito, toda hora, de manhã, de tarde e de noite!

Eu, sem acreditar que alguem pudesse ser tão infeliz e ainda mostrar isso pra todo mundo, escrevi uma carta de volta, dizendo que lamentava muito o incomodo e que ia colocar uns tapetes na casa para abafar o barulho das minhas risadas.

Claro que não coloquei tapete nenhum, mas achei que era o melhor jeito de lidar com uma pessoa tão infeliz assim. Nunca mais ouvi falar dela...depois de uns meses eu me mudei daquele apartamento para o paraíso no qual estou até hoje.

Vee disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vee disse...

Nossa, nossa, nossa...

Brainstorm a flôr da pele, aviiiião!

Eu adorei a idéia, a novidade, e gosto de experimentar coisas novas também, colocar o dedo no pote de sorvete e por aí vai...

Patty, sobre o Pedro...

Guria, eu andei aquilo tudo. Perscrutei cada canto e verdade seja dita, não tem pra ninguém. É o homem que nos fala com os olhos, com as cores, com as mãos, com as dores. E o que me fascina é exatamente a cumplicidade entre nós, ele e os personagens. Ninguém é só bandido, mocinho, vilão, puta, sacana. Todos somos. Todos temos essas facetas.

Sobre levitar, hummm, acho que eu aprendi. Mas agora moro no térreo. Oh, céus!


Beijos.
Mandei e-mail!

Eliana Mara Chiossi disse...

pathy,
tem muita coisa pra falar dessa postagem mas começo lembrando uns episódios do Friends..Havia um senhor que acusava o grupo de fazer barulhos. Lembra?
Na vida, tem gente que pensa que é gente, e corre a lugar algum.
E tem gente, que anda, na boa, mas nós sabemos, lá no fundo, que sendo de alma boa, não anda, levita.

Beijos

Eliana Mara Chiossi disse...

pathy,
tem muita coisa pra falar dessa postagem mas começo lembrando uns episódios do Friends..Havia um senhor que acusava o grupo de fazer barulhos. Lembra?
Na vida, tem gente que pensa que é gente, e corre a lugar algum.
E tem gente, que anda, na boa, mas nós sabemos, lá no fundo, que sendo de alma boa, não anda, levita.

Beijos

Patty Diphusa disse...

Oies

Mara, melhor quando se come fria, não? Nem fale disso com uma escorpionina..rs.


Aiaiai, lembro desse episódio. Rimos ainda mais, lembra?

Amélie, não é tudo esse cara? Exatamente como vc disse, não há maniqueísmo, todos tem suas versões e eles os aceita e transforma em personagens riquíssimos.

Eliana, é verdade. E ainda levita com uma orquestra tocando atrás e pássaros voando. rs.

Bjs para todos

Anônimo disse...

Patty, algo me dizia que o blog estaria ativo no final de semana. rs

Eu fico muito feliz que vc nos entenda cada vez mais. Mas talvez vc não tenha idéia dos conflitos de alguém que não pode começar algo pque não vai terminar.

Bjs

Anônimo disse...

Patty!

Eu também tenho problemas com vizinhos.rs... A que mora no andar de cima, para dizer a verdade. Ela sempre "banha" o meu apto depois de regar as plantas dela. Mas, outro dia, desci do salto e peguei o balde e dei uma "lavadinha" no apto dela, por debaixo da porta. Literalmente. rs rs
Depois do "ocorrido" (que já contei a história lá no Incompletudes), ela melhorou bastante...

adorei o "Levitaaaaa...rs."...

...

Resistir às novidades?
está ai... uma coisa que eu não consigo.

...

Assunto fora do post: (rs)

não compro mais saco de lixo em casa. Descobri que as sacolinhas que pego durante a semana, quando compro coisas, dá e sobra para o meu próprio lixo.

Nem sei se você falou sobre essa coisa do plástico aqui, mas me lembrei de vc! :)

..

beijo! :)

Anônimo disse...

Eu levito, sim... Mas repara, levito muito baixinho, tão baixinho, que continuo a fazer peso no chão.

Beijo.

Patty Diphusa disse...

Oies

K, eu li a história da sua vizinha no Incompletudes. Adorei.

Mr.Almost, sabe que eu também levito assim? E até deixo marca no colchão, quando levito em cima da cama. rs.

Pedro, eu posso imaginar.


Bjs