março 12, 2008

Santo ocupado não faz milagres

No sábado, conversando com umas amigas, comentava a parte da peça "Os homens são de Marte e é para lá que eu vou" onde a personagem principal -- a única -- distribuiu santinhos de um santo novo argentino que, segundo ela, "não tem fila". É pedir e ser escutada. Uma amiga minha, mineira, disse que sua irmã já lhe dizia isso há muito tempo.
-- Filha, desiste de santo muito ocupado. Veja o Santo Antonio, parece uma fila do SUS, o que tem de gente ligando para ele. Ele acaba atendendo tudo trocado.
Faz sentido e dá para entender as encrencas amorosas que muita gente se mete. Para essa minha amiga, por exemplo, mandou dois trens bravos: um padre, louco por ela, e um cigano doido que lhe mandava almoço, jantar, café da manhã. Socorro. Ainda bem que agora acertou lhe oferecendo o frescor da juventude.
Mas, segundo a irmã da minha amiga, era preciso buscar santos que ninguém conhecia, como o São Pancrácio, quem conhece? eu, pelo menos, não tinha a menor idéia mesmo de quem era, nem se existia de verdade.
-- Existe sim, está nas Edições Paulinas.
E não é que está mesmo? dei uma busca e descobri que o São Pancrácio tem até uma igreja, em Interlagos, e que protege um monte de coisas. Muita gente que quer encontrar trabalho faz promessa para ele, apesar de o patrono dos trabalhadores ser São José. Mas deve ser o caso, como um está ocupado, melhor recorrer ao outro.
Bom, depois que não acho mais o santinho que da Nossa Senhora Desatadora de Nós -- acho que voou pela minha janela, exausto de tanto rolo para desatar -- estou pensando seriamente em aderir a São Pancrácio. Sei não, talvez seja melhor falar logo com o chefe, não? E se eu quiser falar com Deus...

5 comentários:

Anônimo disse...

Ah, se você quiser falar com Deus, recomendo a música homônima do atual ministro da Cultura, gravada de forma emocionante e definitiva pela Elis que, aliás, continua cantando cada vez melhor (rs).

Há também outras dezenas de lindas orações, mas isto aqui é um blog ou uma novena? (rs)

Sobre a "agenda cheia" dos santos, não posso acreditar que sua amiga mineira não conheça antiga e clássica forma mineira de lidar com Santo Antônio, colocando o gajo de cabeça pra baixo até o danado atender o pedido...

Gostei muito da sua "sacada", em todos os sentidos, mas o quê é aquela birunguinha pendurada lá?

Finalmente, é claro que o pedido não é pra você, né? Assim até o santo vai achar esquisito...

Reiko Miura disse...

Almodovar que se explique mas pelo jeito Patty já foi pelos caminhos normais. Quem sabe já não arrancou o menino jesus dos braços de santo antonio!! Desse jeito, além do santo não atender as demandas, manda o castigo que é ficar perambulando de santo em santo pra ver se alguém dá jeito!
Vocês lembram da Fernanda Torres na Marvada Carne? E não é que ela, revoltada com a incompetência e inoperância de santo antonio arremessa o dito cujo pela janela e acerta um matuto que vai passando na rua? Bom lembrar que ela morava numa casa.
Patty, se você mora num prédio e o andar for muito alto, não tente! Se acertar alguém é capaz de ser presa por homicídio.

Anônimo disse...

Patti, acha essa desatodara, menina. São Pancrácio é o senhor do pâncreas?

Bjs

Anônimo disse...

Patty, mas é duro o nome desse santo, não é? Mas se ele é do pâncreas, como diz o lorde, a Patty precisa é do sao vesiculário, não é?

Mineirinho, se o hóme já é ocupado, tem fila e tudo, imagina de cabeça para baixo as tranqueiras que ele não vai arrumar.

Estou com pressa e preguiça de escrever lá em cima. Mas esse cara é tudo. Mas como assim morreu com a turma do Clapton? que turma?

Roney Maurício disse...

Ei Andarilha,

visitei sua praia de paulista (seu blog) e gostei muito, viu? Só não fiz comentários porque sou muito tímido...