junho 22, 2008

A boa madrasta

Para todos aqueles que cresceram com as apavorantes fábulas dos irmãos Grimm sendo sussuradas nos seus travesseiros a figura da madrasta só poderia ser mesmo a encarnação do mal. Atualmente, a categoria não poderia estar mais em baixa. Mas sempre acho importante os esforços para resgatar essas mulheres da fogueira que vira e mexe são jogadas. E que fique bem claro que não faço isso em defesa própria. Já fui (quase) madrasta por um tempo. E não fui nem boa nem má. Fui completamente neutra. Mas essa foi uma estratégia adotada pelo casal para garantir o mínimo de sobrevivência (a minha,em última instância) face ao ódio da ex que eu era alvo só pelo fato de respirar, de existir.
Mas a minha experiência com madrastas só me fez valorizá-las. Minha mãe foi criada por uma, a Madi. Para mim ela sempre foi uma figura enigmática, pouco falava e, aparentemente, pouco interferia. Seu maior prazer era jogar cartas e roubava como ninguém.Mas, diante de sua autoridade, ninguém tinha coragem de denunciá-la. Abusava disso. Mas era uma pessoa do bem, a seu modo cuidava de todos, torcia, se orgulhava das nossas conquistas e ficava muito brava quando aprontávamos. Como qualquer avó.
Mas é uma outra que me leva a defender essa situação que as mulheres são obrigadas a enfrentar não por escolha própria mas por conta das circunstâncias: a madrasta da minha filha. Uma pessoa alto astral mesmo diante de todas as adversidades (e olha que elas não faltaram), batalhadora, companheira, carinhosa, cúmplice e firme em seus princípios. Um pouco maluquinha mas, na verdade, falo isso com pouca, ou nenhuma, autoridade. E é uma ótima mãe. Eu agradeço por minha filha poder contar com seu apoio incondicional e por terem se tornado as amigas que são hoje.
Por conta disso faço questão de lembrar que sempre há bem e mal envolvido em todo tipo de relacionamento humano. Mas não se deve partir do princípio que só há mal. E essas mulheres não podem ficar reféns de todos esses pimpolhos que acompanham o noticiário na TV e ameaçam gritar "a janela, a janela" assim que a madrasta lhes chama a atenção pela bagunça que deixaram no quarto. Como minha filha, muitos deveriam saber aproveitar melhor essa oportunidade. Pode ser um presente, prestem atenção.

Timeless Melody
Em dia que madrasta faz um bazar aqui no meu pedaço, deixo aqui uma música para alegrar o domingo. Com LA´s. E quero muito que seja tocada no show.
Esse som só tem o áudio e esse olho parecido com o da Patty. Aproveito para começar a me despedir daquela foto. Logo, logo, muda a minha identificação.

14 comentários:

Vanuza Pantaleão disse...

Pattyyyyyy, madrasta é boa sim, meu pai foi criado por várias! Olha tem Almodóvar lá pra você e ele se chama Pedro, assim como se chamava meu paizinho que já subiu!Beijos dominicais!

Roberto disse...

Por partes:

Pode até abandonar aquele olhar, Difusa, não me importo. Gosto muito da andarilha maluquinha aí de cima...

Sobre o tema madrasta, quer dizer que você pode se candidatar a ser uma? hum? hum?... rsrsrs

Beijo

Redneck disse...

Mad, bazar???? E vc nem me chama??? Beijo!

Eliana Mara Chiossi disse...

Querida Pathy,

eu tenho medo das mãedrastas... Que ninguém espera e elas atacam...

Olha, fazia tempo que eu não te visitava. E foi bom voltar.
Beijos, com carinho, com desejo de bom São João (aqui em Salvador todo mundo se cumprimenta assim nesses dias, porque São João aqui é uma festa muito forte, muito simbólica).

Bom finzinho de domingo...

Verbo Feminino disse...

Ei, Patty,

Hoje em dia o rarao é uma criança não ter madrasta e padrasto, né?

Um novo papel para homens e mulheres, difícil papel necessário.

Um grande beijo!

PS: pus fotos de RM para tirar a teima e as dúvidas sobre as madeixas do rapaz...

Anônimo disse...

Patti

Acho muito legal que sua filha e a madrasta sejam tão próximas. E, provavelmente, isso envolve uma amizade com vc também, não? Esse é o melhor dos mundos, harmônico.

Agora, só queria lembrar que isso depende muito da qualidade das pessoas envolvidas. Inclusive das exs. Vc, com certeza, é uma boa ex, muito diferente da que vc teve de enfrentar e se tornar neutra, não?

Mas vc é vc, porisso gosto.

Beijos

Anônimo disse...

Olha, mandei a menina que trabalha comigo ler. Ela está doida pra virar madrasta. Tem de ter classe, colega.

No final, somando vc, a madrasta, todo mundo, acho que quem tem sorte é a sua filha.

E concordo com o Lorde, depende muito da ex.

Bonitinha essa música, conhecia não.


Inté

Anônimo disse...

Patty

Legal vc dizer isso. Mas eu tenho uma experiência muito próxima que diz o contrário. Cada caso um caso, né? Não é fácil.

Um abraço

Betão

Anônimo disse...

Patti, a foto do Empire na sua janela fica, não?


Beijos

Anônimo disse...

e vc nem pensa em começar a se despedir da Patty, não é? Ou pensa?

Faz isso não.

E Kriko, pode falar o que quiser, mas sou apaixonado por ela mesmo, tá?

Beijos, again

Anônimo disse...

E a única novidade, Lorde, é vc admitir isso publicamente. Coisa que até o boy da firma aqui tava careca de saber.

Mas nuooooooooooossa, não é que assumiu?


Inté

BL disse...

Pois é, quem não foi, náo é, corre o risco de um dia ser madrasta. então, melhor não falar nada mesmo.

Também quero esse cover no show. boa

by guria

Patty Diphusa disse...

Oies

Vanuza, várias madrastas? E ele se deu bem com todas? Seu pai deve ter sido um anjo.

Roberto, por partes:
-- que bom que vc não se importa. Achei que sentiria falta. Tolinha.
-- não sei, querido. Não há planos imediatos.

Red, era coisa de meninas. Vc não ia ter saco.

Eliana, bom te ver, estava com saudades. E bom São João para vc.

Luciana, já fui lá e confirmei meu voto. É pra cortar. rs.

Pedro, Pedro. Sim, é muito melhor quando há harmonia. E tks pelas palavras carinhosas.
Vc viu que a Kriko entendeu errado o seu estar apaixonado? Ela não sabe que sempre fomos, mas isso não é o que ela imagina. É algo de alma, não?

Kriko, avisa sua amiga para ir com o espírito desarmado e em paz. Não se pode esquecer que do outro lado há pessoas, em geral crianças ou adolescentes, que estão tão inseguras quanto vc.

BL, ontem vi uma parte do show pelo link do seu site. Funcionou.

bjs para todos

Patty Diphusa disse...

Ok, ok, esclarecimentos...

Não, não tenho planos imediatos de começar a me despedir da Patty.

Sim, sim, encontro de almas não têm preço. E fico muito feliz por isso.

Beijos, assim