junho 29, 2008

Os santos do dia

Dia lindo, não? E nada melhor do que um almoço na confraria do nhoque criada pela Ariela e pelo Caio. Uma delícia, comida boa, uma casa super aconchegante e um carinho a toda prova. A Ariela é da família que criou e gerencia o Tanger, restaurante de comida marroquina e mediterrânea na Vila Madalena. Quem já esteve lá, sabe do que estou falando, quem não conhece, está esperando o que?
Mas, voltando para o nhoque, eu já participei de vários jantares no dia 29, com o ritual do dinheiro debaixo do prato, mas hoje aprendi que a lenda, na verdade, vem do andarilho São Pantaleão (deve ser parente da Andarilha) que num 29 de dezembro passava em um vilarejo na Itália e bateu à porta de uma casa pedindo comida. Apesar de muitos e sem recursos, a família dividiu com ele o nhoque cabendo a cada um sete pedaços da massa. Quando o santo foi embora, eles perceberam que embaixo de cada prato havia bastante dinheiro e conseguiram prosperar a partir daí. Valeu pelo maravilhoso almoço em um quintal de uma casa que nos remete para infância, brincadeiras e diversão.
Quando tudo isso acontece ao lado de pessoas queridas e interessantes, tudo vale mais a pena. E melhor ainda quando você tem uma seqüência de frases e pensamentos genuinamente originais circulando nas conversas. E bons motivos para rir.
Ontem a minha noite foi familiar em uma festa junina deliciosa na Granja Viana. Era, na verdade, a festa antecipada de São Pedro, que se comemora hoje. Mas não faz mal, viva assim mesmo. A todos os Pedros, inclusive aos que escolheram usar esse nome. Melhor ainda se foi para homenager o meu criador, Almodovar.
Foram duas belas escapadas de uma rotina de trabalho maluca.
Uma boa semana para todos porque eu me recolho novamente, perdida em um mar de palavras, frases e parágrafos que eu preciso muito que façam sentido. Qualquer hora, qualquer dia, volto.

21 comentários:

Roberto disse...

Mas volta logo, tá?

É sempre um prazer ler os seus textos. Hoje aprendi mais alguma coisa, sempre aprendo quando passo por aqui.

Boa semana, minha linda!

Roberto

Verbo Feminino disse...

Saudades!! Eu ADORO noque! Ah o nhoque de minha avó...

Sabe, acho que essa tradição é bem paulista - será que é de influência italiana?. Nunca mais comi nhoque com moeda debaixo do prato pra ter fartura... Aqui em Minas ninguém faz isso.

Pedro é nome do meu filho mais velho. Lindo nome, claro!

Grande beijo!
Luciana

Anônimo disse...

Tks, Patti, Pedro forever a seu dispor.

Eu não escolhi esse nome para homenageá-lo, mas a vc. E acho que sua criação da Patti deve ter superado de longe a expectativa do seu criador. Se é que vc teve algum, como diz.

Que bom que vc gostou do dia ontem. O esforço foi enorme para deixá-lo daquele jeito. Os pedidos a São Pedro não param. rs.

Tenho certeza que vc vai se livrar logo, e bem, desses textos. Estou na torcida.

Beijos querida

Anônimo disse...

Patty

Um dia vc vai contar o nome do Lorde? Nem adianta perguntar pra ele, não tenho moral.

Olha, eu estava pensando que São Pantaleão vale mais que São Pedro, pque ele cuida de seus pedidos todo dia 29. Mas tinha esquecido dessa demanda pelo tempo. kkkkk

Vc não tirou foto do nhoque? Tivesse tirado para dar inveja na gente.


Inté

Anônimo disse...

Patty

Sabe que às vezes ele até atende pelo nome de Pedro. hahahahahahaha

Kriko, vou fazer como aquela amiga da Patty, por R$ 150,00 eu conto tudo.


Abraços

Betao

Anônimo disse...

Pode negociar comigo, Kriko. Eu troco essa informação pelo seu nome, tá?

Bjs garota

Vc tem moral sim...

Anônimo disse...

Acha que tá podendo, né Lorde? Deixa que a Patty me conta, tá.


Inté

Anônimo disse...

Acho que não conta não, baby...sorry, mas é pegar ou largar, a oferta ainda está de pé mas se encerra logo. rs.

Anônimo disse...

Gente

A Andarilha, que parece que conhece a Patty, tem carteira de motorista e não usa. Eu sugeri que ela emprestasse para a Patty. Olhem só a resposta dela. kkkkkkkkk

Kriko,

essa tal de patty é perigosa. Andei lendo umas coisas dela que me deixaram arrepiada! Tinha até um tal corpo que ninguém sabe, ninguém viu. A única coisa que se sabe é que um tal de Redneck tem uma foto. Não se sabe exatamente de quê. Enrolado, né? Só sei que a coisa se passou na Bahia. O corpo não apareceu. Só o corpo caído da Patty no caminho de pedras e areias do hotel onde tudo teria acontecido.

Se emprestar minha carteira pra ela, quem sabe o corpo não aparece no porta-mala do carro! É melhor me incluir fora dessa!


Patty, tenho nada com isso, tá? Só achei muito boa. kkkkkkk


Inté

Anônimo disse...

Kriko

Não sei quem está sacaneando mais a Patty, você ou a Andarilha. hahahahaha


Betão

Anônimo disse...

E num péssimo dia para sacanagens com a Patty.


Sorry.

Anônimo disse...

Ai, Lorde, tem dó. Eu não tenho culpa.

Anônimo disse...

Não mesmo, querida. Era só um toque. Mas deixa para lá. O comentário é bom mesmo.

Bjs

Reiko Miura disse...

Pedro,

tô te achando protetor demais, heim???

Anônimo disse...

Andarilha, era só uma maneira de tentar desviar o assunto. Agora vou ter de confessar, o corpo está escondido no porta-mala do meu carro.

Sorry, Patty, mas fui forçado..rs

Bjs

BL disse...

Nossa, o que está acontecendo?

A Diphusa tá lá falando de santos, dois até, e aqui tem um corpo escondido em um porta-malas? A conversa dos santos é só para disfarçar e aqui é que se discute onde está o corpo? É isso?

Patty, acabou a turnê, viu?

Byes

Anônimo disse...

E eu peguei carona no carro dele ontem. Olha o risco.

Betão

Patty Diphusa disse...

Ois

Nossa, que confa por aqui.

Roberto, Luciana e BL bom ver vcs.

Agora vamos à questão do corpo. Andarilha, vc começou a confusão com a Kriko, né? E o corpo não está no carro do Pedro não, ele só tentou me proteger. Querido, pode ficar tranquilo, elas nunca vão achar. E Betão pode pegar carona sem problemas.

Sobre o nome do Pedro, Kriko, acho que a oferta dele estava boa. Vc devia ter aceito. rs.

bjs

Vanuza Pantaleão disse...

Patty, querida, São Pantaleão era andarilho? Mais um dado para a árvore genealógica da família. Agora sei porque ando tanto, mas comendo nhoque a gente tem que queimar mesmo as calorias. Lúdico, muito lúdico! Sei que não preciso me explicar, mas o poema sobre "o olhar" que postei antes não se refere a ti, à sua logomarca (o olho).O olho que lá está tem um outroooo endereço...agora, parti para o nosso Terence Stamp, esse, sim, tem um VERDE olhar!Beijinhos

Redneck disse...

Kriko, Andarilha e demais, sorry, mas, se alguém sabe exatamente sobre corpos, inclusive com uma corrida louca antes do CSI chegar e catalogar os vestígios, sou eu mesmo, deus ex machina. Quem quiser informações mais aterradoras, com detalhes sórdidos, pode comprar comigo mesmo. E nada de R$ 150. A foto será leiloada no eBay, em sala exclusiva, um data room protegido por dragões e burcas. Beijo a todos! Nhé Patty!

Patty Diphusa disse...

Red, leilão de minha foto no Ebay? tem dó. Já não basta ter comprado a minha foto no Facebook? Eu ando rendendo bem pra vc, hem? Devia ter deixado aquelas redizinhas esperneantes de refém.

bjs