janeiro 29, 2008

De novo York

Voltando. Eu adoro conhecer lugares novos. Mas curto muito, muito mesmo, voltar aos lugares que eu gosto. Você já não carrega quele frisson dos roteiros turístico, da avidez de conhecer tudo, todos os pontos badalados do lugar, a longa lista de imperdíveis. São passeios muito diferentes e por mais que você não conheça bem a cidade, já tem uma noção do que esperar. E daí é só percorrer tudo com mais calma, com uma atenção um pouco diferente.
Minha volta a Nova York foi rápida, mas muito divertida. A cidade está muito mais relaxada, você não sente a ameaça de recessão nas ruas, as pessoas estão lindas, alegres e mesmo o frio não parece atrapalhar as noites lotadas, os restaurantes cheios e os teatros com lotações esgotadas. Essa viagem foi uma dos melhores roteiros grastronômicos que curti em NY. A começar pela Brasserie Les Halles, ligada ao chief Anthony Bourdain. O cardápio traz comidas francesas clássicas, saborosíssimas, combinadas com um ambiente informal e preços acessíveis.
O DB Bistro Moderne também é ótima opção, se bem que preços mais salgados. Mas ele é parte de uma tendência dos grandes chiefs de ampliarem as opções com a abertura de restaurantes mais acessíveis que também se tornam um bom lugar para treinamento de novos chefes de cozinha. O Bistro é do chief Daniel Bouloud que mantém um dos, senão o mais, caros restaurantes de NY, o Daniel. Além do Bistro, também abriu o Café Boulud e o Boulud Brasserie. O Bistro Moderne traz um cardápio mais criativo, misturando a tradição da cozinha francesa com ingredientes e sabores americanos.
Mas o restaurante que eu mais curti tem na cozinha chefs menos badalados, os donos Vongerichten and Gray Kunz que fizeram do cardápio do Spice Market um show de combinações apimentadas de vários ingredientes, como coco, limão e muito chilli, mas mantendo a base da cozinha tailandesa. O lugar fica em um antigo mercado que foi redecorado com peças asiáticas, iluminação bem dosada e uma linda escadaria no meio, coberta de pequenos lustres. O banheiro é um caso à parte, lindo. Os frequentadores também dignos de atenção, gente muito, mas muito bonita, descolada e transada.
Eu fui nessa viagem como convidada e pude desfrutar de tudo isso porque, vamos combinar, a noite nova iorquina, bem vivida, continua sendo muito cara. O bom é que a cidade oferece opções para todos os bolsos e muita coisa acontece no seu bairro, na sua esquina, sem que você precise pagar muito por isso. E com a atuação cotação do dólar, os preços ficam bem mais acessíveis. Juntando com a grande liquidação de inverno, têm muitos brasileiros comprando, comprando, quase como o tempo que os argentinos vinham aqui e diziam "de me dos". Não foi o meu caso, com o meu cartão de crédito congelando na minha bolsa.
Dessa vez não tive problemas com malas achadas no quarto, mas me esbarrei com uma situação um pouco estranha no hotel. Uma amiga minha comprou na Amazon um cinto com garrafinhas de água para suas corridas e um top e mandou entregar no meu quarto no hotel. Ninguém achava isso lá, foram dois dias procurando. Até que a própria Amazon deu o nome de quem assinou o protocolo de entrega do cinto no hotel, um polonês de nome estranhésimo. Achei o polonês, lindíssimo por sinal, e ele procurou, procurou, até que chegou com o cinto nas mãos, sem caixa, sem nota fiscal, sem nada, perguntando: é isso? era. Mas o que aconteceu? ele disse que eu dei sorte de eles não terem jogado fora, mas o pacote chegou uma semana antes e como meu nome ainda não constava no sistema, a segurança abriu o pacote. Ou seja, eles acharam que alguém mandaria uma bomba em meu nome? Cruzes, sai para lá.
A viagem também serviu para me lembrar como eu odeio a American Air Lines. Nunca me dei bem com essa companhia aérea e acho que na proposta de emprego lá os caras já jogam o formulário na cara dos entrevistadores, grossos, o que deve lhes garantir a vaga. Cheguei hoje cedo, de um vôo lotado e cheio de adolescentes. Imaginem a festa. Mas sobrevivi e, apesar do pouco tempo, cheguei cheia de saudades da minha casa, das pessoas queridas, estou ficando mais melosa com o tempo.
Depois conto mais casos da viagem que teve lances divertídissimos entre Lalá, Lelé e Lili. E ainda a peça badalada no momento, Spring Awakening, uma versão de um conto alemão sobre a repressão que os pais e as escolas exercem sobre os adolescentes. Isso sem contar o Groove, escolhido por acaso no Village e que surpreendeu pelo som de alta qualidade. Valeu.
Ah, a foto é em homenagem à minha irmã, que ama o Klimt.

7 comentários:

Sig Mundi disse...

Ual! A boa filha a casa torna!!! Bem vinda!! Saudades! E pelo viso tem palavras saindo pelos cotovelos... hahaha, muita coisa pra contar, que beleza.
beijos, andrea

Entre Trintas disse...

Welcome back darling!

Anônimo disse...

Muito bem vinda, Patty.

Tem duas coisas que eu venero nas viagens.

A sensação boa de quando a gente volta pra casa, e a certeza de que tudo o que trazemos (inside) nunca ninguém vai tirar da gente.

Beijos.

Anônimo disse...

Que bom que está de volta, Patti. Senti sua falta. E pelo jeito aproveitou bem. NY é um bom lugar para visitar, sem dúvida. Anotei as dicas. Bjs e welcome back.

leve solto disse...

Patty, ainda estou em SP, mas antes do final de semana volto pro interiorzão..rs
Provavelmente na outra semana venho novamente pra acertar mais alguns detalhes do apê... e devo mudar na segunda quinzena de fevereiro pra cá.... Iuuuupi!!!! rs

No início do próximo mês (já já rs) o Leve & Solto terá uma novidade... Uma vez por semana haverá foto do "gato da semana" (nada se cria tudo se copia... já que o MR tem as gatas...rsrs) e imagine quem será o primeiro escolhido??? E com foto atualizada??? Cabelos em tamanho atual...rssr Quem viver verá!!!

beijos

Mara

Data Vênia disse...

Welcome back!

DV

Patty Diphusa disse...

Também acho bom estar de volta. Andréa, coisas pelos cotovelos mesmo. E é bom saber que vc tbem voltou bem para a Rússia.
Gi, não consigo esquecer o Bordeaux.
Amélie, vc está coberta de razão. ´Nosso canto, físico ou mental, é sempre nosso canto.
Pedro, tbem senti falta disso aqui.
Mara, conta logo quem será o gato da semana? E, finalmente, vamos ver o moço cabeludo? Onde conseguiu a foto, mulher?
DV, tks pelos seus cumprimentos. Vc é sempre uma graça, adoro quando passa por aqui.
Bjs for all