setembro 16, 2007

O olhar de Meirelles sobre a cegueira

Para provar que há muitas coisas boas nesse blogomundo, está aí o Fernando Meirelles que não me deixa mentir. Ele criou um blog, o Blindness, onde compartilha conosco, reles mortais, o seu dia-a-dia nas filmagens de Ensaio sobre a Cegueira, do Saramago. Como está no meio do turbilhão das filmagens, ele não é muito assíduo nos posts, mas sempre tem observações interessantes. E com um jeito claro e direto de falar, sem firulas. Aliás, como seus filmes. Ele conta da sua ansiedade quando encontrou Saramago, em Lisboa, para discutir o filme. Um encontro no Farta Brutos, um dos restaurantes preferidos do escritor e que, como ele diz, faz juz ao nome. E fala da angústia da Juliane Moore quando ela soube que teria de gravar de cara a cena que ela presencia o estupro de 12 mulheres e mata dois dos estupradores, sem repassar a cena antes. E também discute o que é carisma, contando de como a presença da Sandra Oh, a japonesa de Grey's Anatomy, é forte e chama a atenção de todos à sua volta. E, claro, da própria Juliane, que compõe a iluminação com seu próprio brilho. Mas o mais engraçado é o jeito dele, sem qualquer estrelismo e até chegando ao ponto de perguntar se ele poderia chamar a Juliane Moore de July, como todos fazem. Vale a pena conferir. Vc já fica torcendo para que ele encontre tempo para escrever mais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que susto!! Misturei tudo, coisas da idade! Por um minuto achei que era o Henrique Meirelles lançando um olhar sobre a cegueira!

protosatori disse...

Mal posso esperar pra ver esse filme!!!

Anônimo disse...

Good fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you seeking your information.